Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Belisário Távora

Fotografia do Dr. Belisário Távora - Fonte: FON FON

Há 153 anos nascia Belisário Fernandes da Silva Távora, que foi advogado, delegado, chefe de polícia, tabelião e jornalista.

Belisário Fernandes da Silva Távora, nasceu em Jaguaribe-Mirim no dia 25 de maio de 1868, filho de Antônio Fernandes da Silva e Idalina Alves de Lima. Foi neto paterno de Francisco da Cunha e Francisca Porciúncula Fernandes da Silva e neto materno de Antônio Alves da Paz Meireles e Francisca Maria Teresa de Jesus.

Desde cedo estudara em importantes centros educacionais como no Seminário de Fortaleza e no Liceu Atheneu Cearense. Cursou o Seminário de Fortaleza, que abandonou em 1883, quando cursava o 2° ano de Teologia. 

Morou algum tempo em Manaus, onde foi nomeado oficial da Caixa Econômica de Manaus enquanto estudava, lá morando, onde finalizou os preparatórios. 

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito de Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Conforme consta no Livro de Registro de diplomas de bacharéis, que aos 24 anos de idade, obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 03 de novembro de 1892, como segue a imagem abaixo: 

 

Logo se mudou para o Espírito Santo, exercendo a advocacia em Cachoeira do Itapemirim, onde fundou e dirigiu o jornal O Cachoeira. 

Em 1894 retornou ao Ceará, mas sua rixa com a oligarquia da família Accioly, no comando do poder estadual, o fez transitar entre o Estado e o Amazonas até 1897, quando decidiu se deslocar para o Rio de Janeiro a fim de tentar a fortuna. Foi nomeado delegado, iniciando o ofício na 7ª suburbana (Paquetá), e depois na 14ª urbana (São Cristóvão).

Belisário Fernandes da Silva Távora foi nomeado Juiz como suplente em 19 de agosto de 1907 no Distrito Federal. 

O Chefe de Polícia Belisário Fernandes da Silva Távora Distrito Federal no governo do marechal Hermes da Fonseca (1910-1914). Sua administração também ficou conhecida pela Perseguição ao jogo e as mulheres públicas. Na imprensa, era sempre associado como o Chefe de Polícia que tentava a todo custo moralizar os costumes da cidade. Um exemplo disso é quando proibiu os nus artísticos no teatro, como veiculado na edição de O Malho de 12 de agosto de 1912.

Belisário Távora acabou saindo da polícia e voltou a exercer a advocacia assim como presidiu o Centro Cearense, foi associado do Instituto da Ordem dos Advogados e serviu interinamente os cargos de 1º, 2º e 3º procurador da República. Delegado e Chefe de Polícia. Tabelião. 

Por Decreto N. 2.383 de 04 de janeiro de 1911, o Presidente da República autorizou a conceder ao desembargador do Tribunal de Apelação do Território do Acre Dr. Belisário Fernandes da Silva Távora um anno de licença, com dous terços dos vencimentos, para tratar de sua saúde onde lhe convier.

Fotografia do Dr. Belisário Távora - Fonte: FON FON

O Dr. Belisário Távora foi candidato dos partidos conservador e republicano e dos católicos, a presidência do Ceará para o período de 1920-1924. Em 01 de maio de 1920, perdeu a candidatura a eleição presidencial no ceará, apesar de amparada pelo padre Cicero e Dr. Floro Bartholomeu, venceu o Dr. Justiniano Serpa, candidato do Governador e da União. E foi também derrotado no Ceará, nas eleições para deputados em 1921.

Em 1941, por Decreto assinado pelo Presidente da República, foi exonerado a pedido, Belisário Fernandes da Silva Távora do cargo de Tabelião do Quarto Oficio de Notas da Justiça do distrito Federal.

Participou da Comissão de Redação O Combate – Órgão do Club Autonomista Acadêmico junto com Natalício Camboim, Francisco de Albuquerque, Jorge Augusto Studart, Souza Leão Júnior. Foi Jornalista, colaborou em numerosos jornais do Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Aos 79 anos de idade, faleceu o cearense Dr. Belisário Fernandes da Silva Távora em 31 de julho de 1947 no Rio de Janeiro.

Fonte Consultadas:

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - Fon Fon : Semanario Alegre, Politico, Critico e Espusiante (RJ) - 04 de maio de 1912

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - Fon Fon : Semanario Alegre, Politico, Critico e Espusiante (RJ) - 17 de janeiro de 1920

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - O Malho (RJ) - 01 de maio de 1920

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - O Malho (RJ) - 19 de março de 1921

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - A Batalha (RJ) - 16 de fevereiro de 1941

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  - O Malho (RJ) - 17 de janeiro de 1942

>> Decreto nº 2383 de 04/01/1911 / PE - Poder Executivo Federal 

>> Guedes, Gabriela Fazolato - “Policiou, saneou, moralizou”: as práticas de controle da prostituição nas primeiras décadas republicanas (1896-1920)  

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894) – Acervo do Arquivo da FDR     

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931    

>> Marques Pedro Guimarães - Morcegos e policiais: guarda noturna e vigilância urbana no Rio de Janeiro (1885-1912) ; orientador: Diego Antônio Galeano. – 2019.

>> Portal da história do Ceara - Belisário Fernandes da Silva Távora

>> Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Resgate Histórico

Data da última modificação: 26/05/2021, 15:39