Curiosidades Curiosidades

Herói no naufrágio do avião da Panair

De acordo com o dossiê do aluno Ernesto Gurgel Valente, nasceu no dia 12 de abril de 1913 - Ceará, filho de Argemiro Gurgel de Lima Valente e de Júlia Amaral Gurgel Valente.

Em 14 de março de 1933, foi matriculado na Faculdade de Direito do Recife através de transferência da Faculdade do Ceará. Recebeu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 7 de dezembro de 1935.

Conforme a transcrição da notícia do jornal:

SALVOU QUASE TODOS OS NAUFRAGOS DO AVIÃO DO PANAIR! - Noticiámos, hontem, amplamente, o emocionante desastre com o apparelho do Panair, que vinha do Norte, com destino ao Rio e na Bahia, ao amerissar,tendo que e desviar de uma canôa, mergulhou, nas ondas. Hontem mesmo, ao meio-dia, como também O GLOBO divulgou, chegaram no Rio os náufragos. Todos elles, apesar de tudo, muito satisfeitos, porque, como nos acentuou o Sr. Ernesto Gurgel Valente, que, campeão de natação, foi o heroe no naufrágio, salvando vários companheiros de viagem. A Panair excedeu-se mesmo em gentilezas, proporcionando-lhes roupas, hospedagem e telegramas a suas expensas. O Sr. Ernesto Gurgel Valente apparece na gravura, ao lado da noiva e de pessoas da Família tendo palavras de elogio e reconhecimento em relação ás autoridades bahianas, particularmente ao secretario do Interior, Sr. Pedral Sampaio e ao director da Assistencia.

No dossiê do aluno consta uma declaração da PANAIR DO BRASIL, informando que na bagagem do Sr. Ernesto Gurgel Valente se encontrava o diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e que deveria fazer uso necessário para efeito de restauração do aludido diploma. Devido à primeira via do Diploma se achar inutilizada, em virtude de um desastre de aviação, no dia 19 de julho de 1941 o aluno solicitou a segunda via do diploma de Bacharel.

Fontes Consultadas:

Documentos. Dossiê de Graduação. 1935 - Arquivo da Faculdade de Direito do Recife

Data da última modificação: 26/07/2017, 13:12