Casa Joaquim Amazonas - Anexo II - Bloco A - Arquivo do CCJ - Este prédio foi construído no inicio do século XX e serviu como residência até 1946. Foi adquirida a família Armindo Moura, pela Universidade do Recife, para sede da Reitoria, na gestão do seu primeiro Reitor Joaquim de Almeida Amazonas.

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife

A Faculdade de Direito de Recife foi criada em 11 de agosto de 1827 por lei do imperador Dom Pedro I. Nesta data foram criados, simultaneamente, dois Cursos Jurídicos, um na cidade de Olinda e outro na cidade de São Paulo (Faculdade de Direito de São Paulo).

Notícias Notícias

Voltar

Miguel Arraes é homenageado como Herói da Pátria

 

O presidente da República em exercício, Dias Toffoli, sancionou nesta terça-feira (25) projeto de lei que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria.

Nascido em 15 de dezembro de 1916, em Araripe (CE). Em 1933 frequenta a Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Em seguida mudou-se para a capital pernambucana e matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, onde se torna bacharel em 10 de dezembro de 1937. Miguel Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos. Em 1964, no seu primeiro mandado como governador, foi deposto pela ditadura militar, ficou preso por quase um ano e depois se exilou na Argélia, onde permaneceu por 14 anos. Morreu aos 88 anos, no dia 13 de agosto de 2005.

Feito de aço, o livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O panteão é um memorial cívico dedicado a figuras ilustres da história do país. O primeiro a ter seu nome inserido no livro foi o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Para que um novo nome seja incluído no livro, o Senado e a Câmara dos Deputados precisam aprovar uma lei.

Também estão no livro outros importantes nomes que passaram na celebre Faculdade de Direito do Recife como José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco (Bacharel em 1866), Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Bacharel em 1870), José Bonifácio de Andrada e Silva (Formou-se em Direito, em 1853, pela Faculdade de São Paulo. Ensinou como substituto na Faculdade de Direito do Recife, 1854-1858) e Rui Barbosa de Oliveira (Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1866. Dois anos depois de iniciado o curso, transferiu-se para São Paulo).

Data da última modificação: 28/09/2018, 07:50

Vídeos Vídeos

  • Maria Bernadete Neves Pedrosa - Docente da FDR
  • A TV Justiça conta a história da criação dos primeiros cursos jurídicos ...
  • O mais antigo funcionário da UFPE - vídeo produzido pelo Núcleo de Audio...

Contato Contato

Arquivo do CCJ

Para melhor atendimento, fazer agendamento prévio.

(81) 2126 - 7892

Localização Localização