Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de dissertação de mestrado na terça-feira (18) às 14h30

Trabalho envolve desenvolvimento de sistema chamado Ama, para auxiliar nos treinos de balé em casa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação da mestranda Alessandra Aleluia Alves. A defesa acontece na próxima terça-feira (18), às 14h30. A apresentação acontece de forma virtual. Interessados em assistir entrar em contato com a aluna.

Com o título “Ama: um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automático”, o trabalho conta com a orientação do professor Giordano Ribeiro Eulálio Cabral. A banca examinadora é composta pelos professores Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática), Marlini Dorneles de Lima (UFG/Faculdade de Educação Física e Dança) e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral (UFPE/Centro de Informática).

Resumo

Com a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto. Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do feedback, especializando-se, posteriormente, no público de balé adulto e fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.

Data da última modificação: 14/01/2022, 15:52