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Ciência da Computação promove defesa de dissertações e tese na próxima segunda (26)
As defesas ocorrerão no auditório do CIn e nas salas B020 e E121
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE promove defesas de dissertações na próxima segunda-feira (26), das 10h às 14h.
A tese “Guidelines for Maintaining Systematic Literature Reviews in Software Engineering”, produzida pelo doutorando Vilmar Santos Nepomuceno, orientada pelo professor Sérgio Soares, será defendida no auditório do CIn, às 10h. A banca examinadora contará com a presença dos professores André Luis Santos (UFPE); Leopoldo Teixeira (UFPE); Eduardo Henrique Aranha (UFRN); Alberto Cesar Franca (UFRPE); e Bruno Cartaxo (IFPE).
A dissertação “DWMM: Um Modelo de Maturidade para Dados na Web”, escrita pela discente Rayelle Ingrid Muniz e orientada pela professora Bernadette Lóscio, será defendida na sala E121 do Centro de Informática (CIn) às 13h. A banca examinadora será composta pela orientadora e pelos professores Kiev Gama (UFPE) e Carlos dos Santos Junior (UnB).
O trabalho “Modelagem e Avaliação de desempenho do Processo de Manutenção de Software”, produzido pela mestranda Amanda Ferraz de Albuquerque, orientado pelo professor Paulo Martins Maciel e coorientado pela professora Teresa Medeiros Maciel (UFRPE), será defendido no auditório do CIn, às 14h. A banca examinadora será composta pelo orientador e pelos professores Hermano Moura (UFPE) e Renata Dantas (IFPE).
A dissertação “Self: Um framework de suporte para o ensino da Engenharia de Software”, escrita pela discente Sandrine Ventura Martins e orientada pelo professor Vinicius Garcia, será defendida na sala B020 do Centro de Informática (CIn) às 14h. A banca examinadora contará com a presença do orientador e das professoras Simone dos Santos (UFPE) e Ariane Rodrigues (UPE).
Resumo 1
Contexto: A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é um processo no qual todas as pesquisas relevantes disponíveis sobre uma questão de pesquisa, tópico ou fenômeno de interesse são identificadas, avaliadas e interpretadas através de seus estudos individuais, denominados estudos primários, durante o processo de RSL. O guideline proposto por Kitchenham resume o processo de revisão sistemática em três fases principais: Planejamento, Condução e Relatório de resultados. Todas as fases são devidamente documentadas, permitindo a repetibilidade. Argumentamos que o processo de RSL não deve terminar após a fase de relatórios. De acordo com o manual Cochrane: “Systematic reviews that are not maintained may become out of date or misleading”. O principal objetivo de manter as RSLs é manter as evidências o mais atualizadas possível. Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é, com base na opinião de pesquisadores que já realizaram RSLs, propor e avaliar um guideline para realizar a manutenção de revisões sistemáticas de literatura no campo da engenharia de software. Neste trabalho, fazemos um paralelo com os conceitos de manutenção de software, adaptando-os aos conceitos de RSL. Entendendo que tipo de alterações pode levar a uma manutenção de RSL, como avaliar o impacto das alterações e como o processo deve ser conduzido. Método: Três etapas foram realizadas: Investigação, Proposição e Avaliação. Na etapa de investigação, dois estudos foram realizados em paralelo para servir de base para o nosso trabalho. Primeiro, conduzimos um mapeamento sistemático (MS) para abordar o estado da arte sobre atualizações de revisões sistemáticas de literatura, e então realizamos um survey com o objetivo de identificar a opinião dos pesquisadores sobre a manutenção de RSLs. Na etapa de proposição, definimos um guideline para a realização de manutenção em revisões sistemáticas da literatura. Na etapa de avaliação, para avaliar o guideline proposto, realizamos uma série de entrevistas semiestruturadas. Resultados: Durante o MS, foi possível verificar atualizações de estudos secundários desde 2010, no entanto, se compararmos com a quantidade de RSLs já publicados, ainda há um longo caminho a percorrer. Encontramos 22 artigos no total e, quanto à definição de conceitos sobre atualizações de RSL, verificou-se uma falta de compreensão sobre este tema. Durante o survey, dos 79 e-mails enviados chegamos a 28 respostas, 19 dos pesquisadores entrevistados mostraram interesse em manter suas RSLs atualizadas, mas expressaram preocupação sobre o esforço a ser feito para realizá-lo. Também foi observado que 20 participantes estariam dispostos a compartilhar suas RSLs em repositórios comuns, como o GitHub. Durante a entrevista, sete pesquisadores responderam ao convite realizado por e-mail. O guideline foi apresentado e a aceitação do processo é percebida como base para a condução das atividades de manutenção da RSL. Várias contribuições foram levadas em consideração e incorporadas ao processo. Conclusões: O guideline proposto foi bem aceito pelos pesquisadores e, além da validação de sua efetividade como guia para o processo de manutenção de RSLs, foi necessário elaborar diversas discussões, envolvendo o tema, para uma melhor compreensão sobre o tópico. Conceitos importantes foram apresentados e validados durante a pesquisa. No entanto, este é um primeiro vislumbre do processo de manutenção de RSLs e, como qualquer formalização de processo, ainda carece de aprofundamento. Algumas lacunas na conformidade ou formalização ainda podem ter sido deixadas em branco. No entanto, espera-se que com futuras colaborações da comunidade, esse guideline possa se tornar uma base para a realização de atividades de manutenção em RSLs.
Resumo 2
Com o crescente interesse em utilizar a Web como principal meio de compartilhamento de dados e informações, práticas de publicação e consumo de dados na Web têm aumentado à medida que a mesma passou a ser utilizada mais do que um simples meio de entretenimento. Além disso, muitas iniciativas foram propostas com o intuito de facilitar tanto a publicação quanto o consumo de dados, como metodologias, guidelines e boas práticas. Entretanto, muitos provedores de dados desconhecem ou não fazem uso destas iniciativas, não sendo capazes de enfrentar os desafios que surgem ao se publicar dados na Web, o que gera cada vez mais conjuntos de dados pobres em conteúdo, mesmo tendo um domínio de relevância. Embora consigamos achar na web conjuntos de dados dos mais variados domínios, como dados governamentais, de saúde e de educação, não foram encontradas iniciativas que avaliem a maneira na qual esses conjuntos de dados estão sendo produzidos ao longo de todas as fases do Ciclo de Vida dos Dados na Web. Diante deste cenário, este trabalho propõe um Modelo de Maturidade para Dados na Web (Data on the Web Maturity Model – DWMM) para avaliar a maturidade de organizações ou indivíduos no processo de publicação de dados na Web do ponto de vista técnico, analisando como as Boas Práticas para Dados na Web são aplicadas para enfrentar os Desafios dos Dados na Web em cada fase do Ciclo de Vida de Dados na Web.
Resumo 3
Os gerentes de projetos geralmente têm dificuldade em obter as métricas de suas equipes ou desejam melhorar seu desempenho, mas geralmente não sabem em que ponto atuar. Ter essas informações é importante para o negócio porque permite que a equipe saiba onde está o problema e trabalhe para melhorá-lo sem o custo real de fazer alterações onde não está o problema real. A avaliação de desempenho de um processo de manutenção de software é realizada com o objetivo de fornecer informações sobre o uso, throughput e tempo de resposta, auxiliando no processo de tomada de decisão dos gestores para escolher uma melhor configuração de trabalho para reduzir o tempo de entrega e melhorar o uso de recursos humanos. A validação do modelo SPN proposto, uma análise de sensibilidade e uma simulação com o melhor cenário são apresentadas como estudos de caso. A experiência no setor de TI de uma agência federal pública de educação é usada como estudo de caso e o software Mercury é usado como uma ferramenta de suporte à modelagem. Os resultados obtidos com este trabalho mostram que é possível analisar e encontrar, a partir do modelo proposto, uma melhor configuração de trabalho, que melhor aproveite os recursos humanos da equipe sem o custo real de implementação dessas mudanças. Em um escopo de processos de manutenção de software, este trabalho fornece um modelo que permite um estudo dos dados para melhoria contínua do processo em análise.
Resumo 4
A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando à melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste artigo, propomos um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o(a) professor(a) na construção de uma disciplina de Engenharia de Software que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O Self foi aplicado em contexto real e seus resultados são mostrados e discutidos. Com isso, evidências destacam que o framework permite que o(a) professor(a) conduza o processo de ensino e aprendizagem de forma mais clara, levando o(a) aluno(a) a absorver mais conhecimento.
Mais informações:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
(81) 2126.8430