Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação promove defesa de dissertação no dia 9 de maio

O trabalho será defendido pelo discente Thyago Maia Tavares de Farias

Ocorrerá no dia 9 deste mês, às 10h, a defesa de dissertação do aluno Thyago Maia Tavares de Farias, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE. O evento acontecerá no auditório do Centro de Informática. A dissertação tem como título “Caracterização da Persistência do Canal Arterial em Imagens Térmicas de Neonatos a partir do Uso de Redes Neurais Artificiais”. O projeto foi orientado pelo professor Manoel Eusebio de Lima (Ciência da Computação - UFPE).

A banca será composta pela professora Edna Natividade da Silva Barros (CIn-UFPE), professora Veronica Teichrieb (CIn-UFPE), professor Abel Guilhermino da Silva Filho (CIn-UFPE), professor Wellington Pinheiro dos Santos (Engenharia Biomédica-UFPE), professora Sandra da Silva Mattos (Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco) e professor Hilário Tomaz Alves de Oliveira (Departamento de Computação-Unipê).

Resumo

Este trabalho propõe um sistema computacional preditivo para a caracterização da Persistência do Canal Arterial (PCA) em imagens térmicas de recém-nascidos a partir do uso de uma Rede Neural Artificial (RNA). Recentemente, o rápido crescimento das tecnologias de termografia médica em vários campos clínicos tem promovido o uso de imagens térmicas como sensores fisiológicos sem contato. Em particular, a Medicina intensiva neonatal é um campo clínico em que a termografia infravermelha pode desempenhar um papel importante em monitores não invasivos. Uma das complicações associadas à prematuridade, com potencial de monitoramento a partir de imagens térmicas, é a PCA. O canal arterial é um vaso largo que comunica a artéria pulmonar com a aorta no feto. O fechamento funcional do canal arterial no recém-nascido a termo ocorre com 12 a 15 horas de vida. No prematuro, o canal arterial permanece aberto por um período prolongado, e a frequência da persistência do canal arterial é proporcionalmente maior quanto mais imaturo for o recém-nascido. Se não tratado adequadamente, pode resultar em mortalidade, sobretudo entre os recém-nascidos de muito baixo peso. A PCA aumenta em até 30% o fluxo sanguíneo nos pulmões, elevando a velocidade de fluxo da artéria pulmonar. Esse “roubo de fluxo” deixa áreas da circulação sistêmica com déficit. Evidências descritas na literatura sugerem que alterações no fluxo sanguíneo geram aumento de temperatura corporal localizada, provocando o surgimento de regiões assimétricas de calor em imagens térmicas. Tais regiões podem evidenciar a ocorrência de alguma alteração no organismo ou doenças. A dificuldade do uso da assimetria de temperatura como um fator de avaliação médica está na correlação de um determinado mapa de temperatura apresentado em uma imagem térmica com uma doença específica, devido a possíveis inconsistências na captura e na análise de tais imagens. RNAs têm a habilidade em descobrir padrões que parecem despercebidos aos especialistas humanos ou para os métodos estatísticos tradicionais, sendo amplamente reconhecidas como valiosas ferramentas de apoio à decisão clínica e, portanto, úteis na caracterização de mapas de temperatura que possam evidenciar a presença do canal arterial em um neonato. Frente à magnitude do problema e a potencialidade do uso das redes neurais na classificação de imagens térmicas, a referida pesquisa objetiva capturar imagens térmicas de neonatos saudáveis e com PCA, a fim de definir mapas de temperatura característicos para as duas classes, determinar e extrair vetores de características a serem correlacionadas com a PCA e com controles normais, aplicar uma arquitetura de rede neural artificial, definida especificamente para classificação das imagens térmicas capturadas e comparar as classificações realizadas pela RNA com avaliações clínicas, a fim de validar o sistema computacional proposto.

Data da última modificação: 07/05/2019, 15:26