Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Arqueologia promove defesa de tese na próxima quinta-feira (27)

O trabalho será apresentado às 14h no auditório do CFCH

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArqueologia) vai realizar, na próxima quinta-feira (27), a defesa da tese de doutorado “Estilos da Variabilidade Artefatual da Cerâmica Pré-histórica dos Sítios Bandeira e Serra do Valado do Município de Araripina, PE”. O trabalho de autoria de Fabiano Henrique do Nascimento foi orientado pela professora Cláudia Alves de Oliveira (UFPE) e coorientado por Alencar Miranda (Univasf).

Além do orientador e coorientador, farão parte da banca examinadora a professora Lucila Ester Prado Borges (suplente externa) e os professores Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva (UFPE) e Henry Socrates lavalle Sullasi (UFPE).

Resumo

O significado da variabilidade artefatual de vestígios arqueológicos é estudado sob diferentes linhas teóricas e metodológicas. Procura-se entender quais as causas que desencadearam a diversidade de artefatos em um ou mais sítios arqueológicos, com o objetivo de identificar diferentes tecnologias e definir diferentes tradições culturais, reconstruindo, dessa forma o modo de vida de grupos pretéritos. No município de Araripina, extremo oeste do estado de Pernambuco, as pesquisas sobre os grupos pré-históricos ceramistas apresentaram diferenças na tecnologia cerâmica entre os grupos que ocuparam o sítio Bandeira e os grupos do sítio Serra do Valado, ambos com o mesmo padrão de assentamento, localizados no Patamar Sertanejo. Essa pesquisa, portanto, tem por objetivo o estudo da tecnologia cerâmica dos grupos que ocuparam o sítio Bandeira e Serra do Valado, procurando caracterizar os seus estilos tecnológicos. Questionou-se, o porquê dessa diferença entre os perfis técnicos cerâmicos se cronologicamente os sítios Bandeira (320 + 70) e Serra do Valado (355 + 40) seriam contemporâneos. Para discutir essa variabilidade, foram utilizadas análises estatísticas multivariadas a partir de um software onde as variáveis são analisadas de forma simultânea e simplificada a partir de representação gráfica. Existem diferenças marcantes no que tange, principalmente, aos tipos de pastas utilizadas e na decoração plástica. Além disso, o perfil técnico do sítio Bandeira apresenta elementos distintos como a produção de fusos e representações zoomórficas na cerâmica. Assim, trabalha-se com a hipótese de que essa variação nos perfis técnicos cerâmicos representa diferentes estilos tecnológicos que estão relacionados a distintas escolhas durante a sequência de produção cerâmica. Ou seja, essas escolhas podem representar grupos étnicos com diferentes tradições tecnológicas que ocuparam o Patamar Sertanejo.

Mais informações
Pós-Graduação em Arqueologia
(81) 2126.8266/7364

Data da última modificação: 21/02/2020, 11:48