HC recebe moderno simulador médico do Johnson & Johnson Institute

Parceria da UFPE com a empresa foi renova por mais cinco anos

Um simulador médico de última geração possibilitará a ampliação do conhecimento e desenvolvimento das habilidades médicas no Núcleo de Cirurgia Experimental (NCE) do Hospital das Clínicas da UFPE. O equipamento foi apresentado na tarde ontem (26), em cerimônia de renovação da parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Johnson & Johnson Institute (JJI), que manterá o Centro Satélite da marca nas dependências do NCE por mais cinco anos. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Os melhores equipamentos do mundo precisam estar num hospital público como o nosso HC, por isso uma parceria como essa é tão importante. Ela beneficia os nossos alunos e professores e a população que mais precisa”, explicou o reitor Anísio Brasileiro.

Fotos: Passarinho

Superintendente usa óculos de realidade virtual e controles

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, destacou a importância do uso crescente da tecnologia na área de saúde. “A realidade virtual como treinamento é um caminho sem volta. É o futuro da Medicina, e nós, aqui do HC e da UFPE, estamos muito satisfeitos com essa troca de conhecimentos que é vantajosa para todos.”

O simulador para treinamento em Realidade Virtual (Virtual Reality – VR, em inglês) é um dos cinco em operação na América Latina e permitirá o desenvolvimento das habilidades cirúrgicas em ambientes que se aproximam do real. A Virtual Reality é uma ferramenta de educação profissional composta por um notebook, óculos de realidade virtual e controles (joysticks). Neste primeiro momento, o equipamento vai operar em dois módulos: treinamento de cirurgias de artroplastia de joelho e outro para procedimentos de artroplastia de quadril.

Reitor destacou importância da parceria para a formação dos alunos

A escolha do Recife para receber a VR é estratégica para o JJI, pois proporcionará o acesso de estudantes e profissionais do Nordeste e do Norte do País às melhores práticas em diversas especialidades. “Dos nossos 24 centros satélites espalhados pelo mundo (dois deles no Brasil), só o do Recife é ligado a uma universidade, o que o torna muito especial para nós”, explica a líder de Educação Profissional para América Latina dos Institutos da Johnson & Johnson, Fernanda Abi Jaudi

Desde a sua inauguração, em 2014, o Centro Satélite no Recife já treinou 3.500 pessoas, entre estudantes e profissionais da saúde de toda a Região. A parceria permite que alunos do curso de Medicina da UFPE tenham aulas teóricas e práticas nos laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia para procedimentos cirúrgicos. O espaço, que também recebe estudantes de outras universidades de Pernambuco e outros estados, abriga treinamento em diversas especialidades cirúrgicas, como cirurgia geral, ginecológica, ortopédica, bariátrica, plástica, cardíaca, entre outras, além de cursos para instrumentadores cirúrgicos, enfermeiros e secretárias dos cirurgiões.

Data da última modificação: 27/09/2018, 13:34