Voltar

Consórcio Pernambuco Universitas amplia temas de interesse

Participaram do encontro os reitores da UFPE, UFRPE, Unicap, Univasf e UPE, os vice-reitores da UFPE e da UPE, entre outros

Os reitores das cinco universidades situadas no estado que compõem o consórcio Pernambuco Universitas reuniram-se, na manhã da última segunda-feira (27), no Gabinete do Reitor da UFPE, localizado na Reitoria da Universidade, no Campus Recife. Entre as deliberações do primeiro encontro deste ano, está a ampliação dos temas de interesse do consórcio, que são o fortalecimento das universidades pernambucanas e o desenvolvimento de projetos nas áreas de recursos hídricos, educação, saneamento e internacionalização.

Foto: Maik Santos

Entre os novos temas estão educação e formação, e saneamento

Participaram do encontro os reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena; da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens; da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima; e da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão.

A coordenadora do consórcio e reitora da UFRPE, Maria José de Sena, explicou que o tema central do Pernambuco Universitas, recursos hídricos, continua na pauta, mas a discussão está sendo ampliada para outros assuntos de interesse das instituições. “Hoje, nós trabalhamos só com o tema de recursos hídricos para a região do semiárido. Então, nós resolvemos colocar alguns outros temas para discussão também, como educação e formação, saneamento, de um modo geral no estado, e também internacionalização”, disse.

Além disso, o grupo avaliou o trabalho já realizado pelo consórcio e escolheu o novo coordenador do Pernambuco Universitas, que será o reitor da UPE, Pedro Falcão. A transição ocorrerá até o mês de maio, quando termina o mandato da professora Maria José de Sena como reitora da UFRPE.

“Fizemos uma pauta para fortalecer a estrutura administrativa e de funcionamento do próprio consórcio. Em segundo lugar, definimos temas sobre os quais nós vamos focar”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes. “Eu acho que a gente consegue trabalhar de forma a fortalecer as universidades públicas e a universidade comunitária, que é a Católica [Unicap], a partir da ação sistemática e cotidiana do consórcio”, completou.

A reunião de ontem (27) também contou com a participação do vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; do vice-reitor da UFRPE e reitor eleito para a próxima gestão desta universidade, Marcelo Carneiro Leão; do coordenador científico do Pernambuco Universitas e professor da UFRPE, Abelardo Montenegro; e do assessor especial da UPE, José Guido Corrêa de Araújo.

CONSÓRCIO – Criado em novembro de 2014, o consórcio Pernambuco Universitas tem por meta promover a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades participantes. Busca também unir as competências destas instituições e de seus pesquisadores para realização de programas e projetos conjuntos. “Com a ideia de um consórcio, a gente fica forte e a gente pode captar recursos, por exemplo, nos governos estadual, municipal, federal, nas agências de fomento de um modo geral”, concluiu a reitora Maria José de Sena.

Data da última modificação: 29/01/2020, 17:00