Notícias Notícias

Voltar

XI Seminário de Estudos em Análise do Discurso (Sead) será realizado de 6 a 10 novembro

O evento é vinculado ao Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (Neplev) da UFPE

O XI Seminário de Estudos em Análise do Discurso (Sead) acontecerá no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no período de 6 a 10 de novembro. E traz como tema, em sua 11ª edição, “Escutas do (in)dizível: formação social, ideologia, real”. Vinculado ao Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (Neplev), o evento está sob a liderança das professoras Fabiele Stockmans de Nardi, Evandra Grigoletto e Fernanda Galli, docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

O Sead é o principal evento no campo da Análise do Discurso com filiação em Michel Pêcheux do país, contando sempre com a presença de renomados pesquisadores dessa área, vindo de diferentes regiões e instituições do Brasil.

O tema desta edição nos traz como desafios refletir sobre os discursos que circulam na nossa formação social, pensando as suas contradições e os seus efeitos. Reforça o compromisso da AD com a escuta dos discursos do cotidiano, as diferentes formas de inscrição do político na língua e em seus modos de produzir sentido, bem como sua vinculação com o materialismo histórico e a psicanálise, no que concerne às relações entre os sujeitos, seus processos de subjetivação e a formação social de que são parte. 

Entre os temas das mesas-redondas estarão questões concernentes aos discursos sobre/dos povos originários, as discussões sobre o corpo enquanto materialidade discursiva, entre outras questões que permitam observar os efeitos do social e da cultura nas formas de constituição dos sujeitos e seus discursos.

Mais informações
Professora Evandra Grigoletto - CAC

evandra.grigoletto@ufpe.br

Data da última modificação: 09/10/2023, 17:23