Visita do presidente Lula a Pernambuco garante retorno do Farmácia Popular

Em Paulista, o presidente incentivou os jovens a se inscreverem no Enem

Educação, saúde e emprego foram assuntos abordados durante a sequência de agendas oficiais que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu na semana passada em Pernambuco. Na quarta-feira (7), o presidente Lula compareceu ao lançamento do programa Farmácia Popular do Brasil, no Recife, e à inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – dois eventos em que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi representada pelo reitor Alfredo Gomes. Na terça-feira (6), o presidente Lula já havia visitado o polo automotivo Stellantis, em Goiana.

Fotos: Eugênia Bezerra

No Compaz, o presidente Lula relançou o Farmácia Popular

O lançamento do Farmácia Popular do Brasil ocorreu no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e atraiu a atenção de muita gente. Algumas pessoas acompanharam o discurso pelo telão montado fora da quadra. O programa foi criado em 2004 para fortalecer a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

No Recife, Lula assinou o decreto do Farmácia Popular do Brasil, que estabelece a oferta gratuita dos 40 medicamentos do programa aos beneficiários do Bolsa Família e às comunidades indígenas, além de autorizar o credenciamento de farmácias nos municípios mais vulneráveis do Mais Médicos.

Reitor Alfredo Gomes prestigiou os eventos do presidente

“Nós voltamos com o Farmácia Popular com muito mais força, com mais remédios e mais capacidade de fazer mais convênios para que mais farmácias possam participar, até a gente chegar no momento de atender à totalidade das pessoas necessitadas neste país”, afirmou o presidente Lula.

Por meio do Farmácia Popular, são oferecidos medicamentos de maneira gratuita (para tratamento de diabetes, asma, hipertensão e, a partir de agora, para osteoporose e anticoncepcionais) ou subsidiada (para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma). A segunda modalidade funciona da seguinte maneira: o Ministério da Saúde arca com até 90% do valor de referência tabelado e o cidadão paga o restante. Por esse modelo de copagamento, também é possível adquirir fraldas geriátricas.

Em Paulista, a comitiva visitou as novas instalações do IFPE no município

EDUCAÇÃO – Do Compaz Ariano Suassuna, a comitiva do presidente Lula seguiu para Paulista, cidade da Região Metropolitana do Recife onde o novo campus do IFPE já atende a 1.125 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica. As atividades na unidade tiveram início em 2014, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, e a unidade do IFPE em Paulista funcionou nas instalações provisórias até meados de 2020, quando foi iniciada a transição para a sede definitiva.

As obras no campus de 6,4 mil metros quadrados demandaram R$ 12 milhões e foram concluídas em fevereiro deste ano. Para este mês de junho, o Ministério da Educação (MEC) anuncia a liberação de R$ 375 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos. Além disso, durante o evento em Paulista, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o investimento de R$ 25 milhões para a construção do Campus Olinda.

A lateral do Campus Paulista ficou lotada e, além dos dois estudantes que representaram a categoria no palco, muitos estavam na plateia. O presidente Lula falou diretamente com eles ao pedir que estudassem e fizessem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso nas universidades públicas federais, inclusive a UFPE.

“Não existe país no planeta Terra que se desenvolveu sem antes investir na educação. A educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa e para o crescimento de um país”, comentou o presidente Lula.

Data da última modificação: 12/06/2023, 15:52