VI Workshop Internacional Sobre Calor de Processo Industrial e Usinas Solares Termoelétricas acontece nos dias 11 e 12 de dezembro

O evento é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes

O VI Workshop Internacional Sobre Calor de Processo Industrial e Usinas Solares Termoelétricas – Geração combinada: Solar Termoelétrica + FV ou + Hidroelétrica ou + Biomassa será realizado, nos dias 11 e 12 de dezembro, no auditório do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE, no Campus Recife. O evento é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes.

As inscrições podem ser feitas via e-mail, mediante o preenchimento e o envio da ficha de inscrição e comprovante de depósito bancário (Banco do Brasil – Ag. 4890-9 – C/C 23.137-1). A taxa é de R$ 50,00 para profissionais em geral e gratuita para estudantes de graduação, pós-graduação e IFs. Os contatos são grupofae.ufpe@gmail.com (Rachel Feitosa, apoio administrativo); tiba@ufpe.br; e tchigueru@gmail.com. São oferecidas 120 vagas presenciais.

A ideia central do workshop é promover a discussão e apresentação dos principais projetos e pesquisas em andamento no Brasil e no mundo no tema de “Calor de Processo Industrial e Usinas Solares Termoelétricas”. Também é objetivo do evento disseminar os benefícios sociais que podem vir da inserção massiva do uso da tecnologia solar térmica. Para isso, será discutida qual é a melhor estratégia para alavancar a disseminação do uso da tecnologia solar com concentração e das condições tecnológicas necessárias.

Serão tratados na geração solar heliotérmica: o seu papel no portfólio das empresas geradoras de eletricidade; suas limitações e virtudes; o seu uso de forma combinada com outras energias renováveis aproveitando suas complementariedades naturais e seus matizes para resolver ou equacionar o delicado problema do armazenamento das fontes intermitentes.

O formato deste evento compreende três blocos distintos de atividades: minicurso para estimular e dar visibilidade do tema aos alunos de Engenharias e Ciências Exatas; estado da arte da tecnologia no mundo conforme visão das instituições líderes no mundo; status dos Projetos da Chamada nº 019/2015 da Aneel – Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Heliotérmica de Energia Elétrica.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia (Grupo FAE) da UFPE e pelo Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Eficiência Energética e Simulação Numérica (Green) da Faculdade de Zootecnia da USP/Pirassununga. A equipe organizadora é composta por Chigueru Tiba (coordenação) – UFPE; Celso Eduardo Lins de Oliveira – USP; Naum Fraidenraich – UFPE; André Fellipe Vieira da Cunha – UFPE; e Rachel Feitosa (secretaria) – UFPE.

Dia 11 de dezembro

Pré-evento – Minicursos

Das 14h às 17h – Energia Solar Térmica Concentrada
Manuel Collares Pereira – Universidade de Évora