Vestibular UFPE para ingresso na Licenciatura em Letras-Libras da UFPE abre inscrições

O candidato deve preencher, obrigatoriamente, o formulário de intenção de participação no vestibular até o dia 18 de setembro

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o edital do processo seletivo para ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2023 para o curso de Licenciatura em Letras-Libras. Serão oferecidas 30 vagas ao todo, incluindo as reservadas para os candidatos egressos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para os portadores de deficiência (PcD). As aulas terão início no dia 23 de outubro, de forma presencial, no Campus Recife da UFPE.  No Instagram do curso de Letras-Libras, está disponível vídeo acessível em Libras.

O candidato deve preencher, obrigatoriamente, o formulário de intenção de participação no vestibular até o dia 18 de setembro. A comunicação entre a UFPE e o candidato será realizada mediante a troca de mensagens pelo e-mail fornecido pelo candidato. Por isso, o não preenchimento do formulário inviabilizará a inscrição no processo seletivo.

INSCRIÇÃO – A senha e login para acesso ao sistema de inscrição, o STIDocs, será enviada para o e-mail do candidato no dia 19 de setembro. O envio dos documentos exigidos no edital deverá ser realizado no período de 20 a 26 do mesmo mês. A inscrição tem o valor de R$ 35, e deverá ser paga até as 16h do dia 26 de setembro, no Banco do Brasil. Pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser feitos, até o próximo dia 12, pelo e-mail vest.letraslibras@ufpe.br.

PROVAS – O processo seletivo será composto por duas etapas, que serão aplicadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. A primeira será a prova escrita (redação). Ela terá a duração de duas horas, e consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em língua portuguesa. Ao candidato surdo, será garantida a correção do texto levando-se em consideração o português como segunda língua.

Após a conclusão da prova escrita, o candidato ficará aguardando a chamada para o Teste de Habilidade Específica (THE). Utilizando a sinalização em Libras, ele expressará sua opinião para a banca examinadora a respeito do tema sorteado. Ambas as provas serão realizadas no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da UFPE.

O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 5 de outubro, na página da seleção. A matrícula dos aprovados será feita de 10 a 16 do mesmo mês, pela Coordenação de Controle Acadêmico. Mais informações envolvendo documentação, cronograma, matrícula, entre outras, estão disponíveis no edital do processo seletivo.

Data da última modificação: 01/09/2023, 16:35