V Encontro Internacional Inclusão como Estratégia de Inovação será realizado nos dias 23 e 24 deste mês

O evento ocorre, das 14h às 17h, no auditório da Livraria Jaqueira e na Casa Zero

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Projeto Inclusão do Amor promove o V Encontro Internacional Inclusão como Estratégia de Inovação, nos dias 23 e 24 deste mês. O evento ocorre, das 14h às 17h, no auditório da Livraria Jaqueira e na Casa Zezo, respectivamente. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o Recentro, a Prefeitura da Cidade do Recife, a Livraria Jaqueira, a Casa Zero e o grupo Mulheres do Brasil Recife.

O encontro, gratuito e com emissão de certificado, tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de desenvolver políticas públicas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, serão disponibilizadas vagas de trabalho para PCDs.

A mesa-redonda será composta por Natália Alves D'Almeida Lins, coordenadora do Programa de Iniciação ao Desporto Especial (Pronide/UFPE) e da ONG Projeto Inclusão do Amor. Também estará presente a professora Carla Regina Pasa Gómez, do Departamento de Administração da UFPE. A docente é coordenadora do Observatório da Inovação e Empreendedorismo para Sustentabilidade (Obies) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade (Gipes) da Universidade. A mesa-redonda também contará com a presença de Ana Paula Vilaça, secretária de Gestão do Centro do Recife (Recentro).

Na quarta-feira (23), das 14h às 17h, haverá no auditório da Livraria Jaqueira, situada no Recife Antigo, a palestra “Conectar e somar para construir inclusão”. Também será realizada a leitura do poema presente no livro do escritor Gabriel Saboya e a exposição fotográfica “Beleza Única”, do fotógrafo Nicholas Filinkoski, retratando pessoas com Síndrome de Down. Além disso, o público poderá prestigiar as apresentações artísticas de dança do Grupo Down + e da bailarina Amanda Lima.

Enquanto isso, no dia 24 deste mês, a programação do evento será realizada, das 14h às 17h, na Casa Zero. A oficina de gastronomia para pessoas com deficiência, que tem como instrutor o chef Renato Valadares, será realizada no espaço gourmet da Casa Zero das 14h às 15h. Neste mesmo horário, no auditório da Casa Zero, haverá a terapia em grupo para mães de pessoas com deficiência (PCDs), mediada pela psicóloga Ana Luiza Ribeiro.

Posteriormente, o público poderá prestigiar a apresentação de violino do professor Sávio Santoro, vinculado ao Departamento de Música da UFPE, e da violinista Cecília Santoro, licenciada em Música pela UFPE. Também haverá a inauguração da Horta Inclusiva na comunidade do Pilar. Em seguida, ocorre o encerramento do evento.

Instagram do projeto
@projetoinclusaodoamor