Notícias Notícias

Voltar

Uso de grampeador vascular em cirurgia laparoscópica apresenta inovação médica

Realizada no HC-UFPE e documentada em formato de vídeo, a operação foi divulgada na revista Videourology

Na busca pelo avanço na medicina, o urologista Moacir Cavalcante liderou um relato de caso em formato de vídeo que documenta uma cirurgia inovadora realizada no Hospital das Clínicas da UFPE. Nela, foi utilizado um grampeador vascular para seccionar o istmo, uma faixa de tecido por onde os rins estão fundidos. O registro da cirurgia foi submetido e posteriormente publicado na Videourology, prestigiada revista especializada na divulgação de vídeos que apresentam as mais recentes técnicas e tecnologias cirúrgicas. Esse êxito ressalta mais uma vez a excelência do HC-UFPE, uma instituição ligada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em sua contribuição para o avanço científico. 

O trabalho em questão é o "Laparoscopic Heminephrectomy in Crossed Fused Renal Ectopia with Complex Cyst (Heminefrectomia laparoscópica em ectopia renal cruzada com cisto complexo)", que demonstrou a técnica de remoção de um cisto complexo em uma paciente com uma anomalia congênita rara: ectopia renal cruzada com fusão. Ela descreveu a realização de uma cirurgia minimamente invasiva, a laparoscopia, mostrando que casos complexos podem ser realizados por essa via de acesso. 

A operação durou 130 minutos e foi realizada sem problemas. A paciente, de 40 anos, recebeu alta com a função renal preservada. A análise histopatológica revelou um nefroma cístico. Portanto, a equipe médica considerou que a heminefrectomia laparoscópica na região do rim foi uma intervenção pouco comum, destacando a importância de realizar um estudo pré-operatório detalhado da anatomia renal e vascular. Além disso, a utilização de um grampeador vascular é uma alternativa viável para a secção do istmo. 

Além de Moacir, o desenvolvimento do estudo contou com Heron Schots, Thomé Pinheiro, Nayrton dos Anjos, Guilherme Palitot e Fábio Vilar como autores.

Data da última modificação: 26/09/2023, 16:27