Notícias Notícias

Voltar

Única do Brasil, Residência em Cirurgia Bariátrica do HC é credenciada por cinco anos

Anúncio foi divulgado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação

A única residência médica em Cirurgia Bariátrica do Brasil é do Hospital das Clínicas da UFPE e foi credenciada por cinco anos, após o cumprimento do credenciamento provisório e da avaliação de suas atividades neste primeiro ano. O anúncio foi divulgado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação na última terça-feira (3). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

“Esse é um marco importante para a cirurgia bariátrica e metabólica do País e, claro, para o HC ao abrir a perspectiva de abertura de novos programas dessa residência no Brasil, formando mais médicos habilitados a realizar essa cirurgia, que tem grande demanda. Além disso, é um passo importante para a inclusão da cirurgia bariátrica como especialidade médica num futuro próximo”, explica o coordenador da Residência em Cirurgia Bariátrica do HC, Flávio Kreimer.

Flávio destaca ainda o pioneirismo do professor Edmundo Machado Ferraz, que realizou a primeira cirurgia bariátrica no HC, em 1997, abrindo caminho para a equipe atual de cirurgiões que é formada por referências na área como os professores Álvaro Ferraz e Josemberg Campos, entre outros. 

O HC conta com equipe multidisciplinar completa composta por cirurgiões, enfermeiras, nutricionista, psicóloga, endocrinologista, fonoaudióloga, assistente social, pneumologista, cardiologista e educadora física, além de contar com o apoio da Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Endoscopia Digestiva e Radiologia. 
 
MAIS CONQUISTAS – Além da conquista do programa de Residência em Cirurgia Bariátrica, o HC teve mais vitórias, tendo todas as suas avaliações aprovadas pela CNRM. Agora, o hospital-escola da UFPE tem 44 Programas de Residências Médicas, com a inclusão de Medicina Fetal e Ecografia Vascular com Doppler. Também com credenciamento válido por cinco anos foram aprovados os programas de Pneumologia e Endoscopia Ginecológica.

Houve ainda ampliação no número de vagas de residentes para Ginecologia e Obstetrícia, Reumatologia e Gastroenterologia Pediátrica. E todos os sete programas avaliados foram recredenciados: Cirurgia Plástica, Infectologia, Alergia e Imunologia, Cardiologia, Endocrinologia Pediátrica, Ortopedia e Traumatologia e Reumatologia. “Essa evolução é importante não apenas para o ensino, mas também para a assistência ao nosso usuário que ganha mais opções”, garante o coordenador da Residência Médica (Coreme), Raimundo Feitosa e Castro.

Data da última modificação: 04/09/2019, 18:53