Notícias Notícias

Voltar

UFPE tem novos mestrado em Comunicação e Inovação Social e doutorado em Filosofia

O mestrado vai funcionar no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e o doutorado no Centro de Filosofia em Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a criação de dois cursos de pós-graduação stricto sensu. Os novos cursos são o mestrado acadêmico em Comunicação e Inovação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e o doutorado acadêmico em Filosofia do Centro de Filosofia em Ciências Humanas (CFCH). A aprovação foi divulgada pela Capes na quarta-feira (7) como resultado do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

O doutorado em Filosofia, que deve oferecer, entre cinco a oito vagas, tem Filosofia como área de concentração e as linhas de pesquisa “Fenomenologia e Cognição” e “Filosofia Prática Contemporânea”. O mestrado em Comunicação Inovação Social vai oferecer 22 vagas. Sua área de concentração é Comunicação e a Inovação Social e as linhas de pesquisa são “Cultura de Inovação em Novos Fluxos Comunicacionais” e “Indústrias Criativas e Territorialidade”.

O professor Diego Gouveia, coordenador da proposta de criação do mestrado em Comunicação e Inovação Social, conta que o curso tem origem em dois grupos de pesquisa, coordenados por professores do Núcleo de Design e Comunicação do CAA, que atuam no entrecruzamento entre os campos de conhecimento da Comunicação e da Inovação Social. O professor explica que o mestrado supre uma lacuna nos estudos do campo da Comunicação: “O Relatório de Avaliação Quadrienal de 2017 da área 31 (Comunicação e Informação) mostra a existência de 50 programas de Comunicação. Nenhum tem a inovação como campo de estudo junto à área da comunicação”. Segundo ele, a criação do novo mestrado também converge com a estratégia do CAA que instituiu, recentemente, uma Assessoria de Inovação no seu plano de gestão para os próximos anos. 

O coordenador do projeto do doutorado de Filosofia submetido à Capes, professor Marcos Silva, explica que o novo nível do programa também vem atender a uma grande demanda reprimida da área na região. “Nós temos esses três estados vizinhos, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, que não tinham doutorado até recentemente e que têm quatro mestrados. Então existe uma demanda regional de que os mestres possam continuar a sua formação sem precisar evadir para outra região ou desistir. Se, dos quatro mestrados na região, dez pessoas se formam por ano em cada mestrado, nos temos 40 pessoas que não podem continuar a formação aqui na região”. Ele explicou que o doutorado teve uma boa aprovação e reconhecimento em relação ao alto nível da produção e do corpo docente.

A pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro, explica a importância da criação dos novos cursos para a instituição e para a região. “O mestrado em Comunicação e Inovação Social do CAA traz uma proposta diferenciada na área de Comunicação que foi reconhecida pela comissão que avaliou a proposta. Tem um grande potencial para oferecer formação continuada de pós-graduação para os egressos dos cursos do CAA, assim como às IES do entorno de Caruaru e demais regiões. Da mesma forma, ter a notícia de abertura de um doutorado em Filosofia leva a UFPE para um patamar de referência no Norte e Nordeste” 

A UFPE tem atualmente 146 cursos de pós-graduação stricto sensu regulares, sendo 75 mestrados acadêmicos, 52 doutorados acadêmicos, 16 mestrados profissionais e três doutorados profissionais. Os cursos estão distribuídos em 94 programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs).

Data da última modificação: 14/06/2023, 14:42