Notícias Notícias

Voltar

UFPE sobe para a 11ª posição nacional no RUF 2017

O ranking, produzido pelo jornal Folha de São Paulo, existe há seis anos e avalia pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2017 coloca a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como a 11ª instituição de ensino superior do país, entre 195 avaliadas, com a nota 90,65. No ano passado, a nota foi 90,07 e a Universidade havia ficado na 12ª posição nacional.  

O ranking, produzido pelo jornal Folha de São Paulo, existe há seis anos e avalia cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). A UFPE ficou na 9ª posição no mercado, 11ª posição no ensino e 11ª posição em inovação, 17ª posição na pesquisa e na 26ª posição na internacionalização.  

O reitor Anísio Brasileiro avalia de maneira muito positiva o resultado obtido pela UFPE no RUF. “Retomamos a 11ª posição, o que nos permite lutar para melhorar, mas que significa a estabilidade na pesquisa. O ranking foca a produção científica, a imagem que a Universidade tem em relação aos seus egressos e aspectos da internacionalização, que também tem a ver a com a pesquisa”, disse o reitor. Ele se mostrou satisfeito em ver a UFPE como a melhor do Norte-Nordeste, colocação que se transforma em motivação para que “possamos melhorar, num contexto de restrição orçamentária, de dificuldades financeiras por que passa o país”.  

A UFRJ foi considerada a melhor universidade do país. A Unicamp ultrapassou a USP na 6ª edição do RUF e chegou ao segundo lugar. A USP está em 3º. Em seguida, estão UFMG, UFRGS, UFSC, Unesp, UFPR, UnB, UFSCar e UFPE.   

REVISÃO – O RUF fez neste ano ampla revisão dos seus indicadores. A quantidade de teses produzidas por docente foi incluída no indicador de pesquisa – um dos critérios de avaliação das escolas. Os outros são ensino, mercado, inovação e internacionalização. A Unicamp tem a maior quantidade de teses por corpo docente e lidera o novo componente da fórmula. Isso pode ser verificado no site do RUF, que permite ranquear as universidades em cada componente dos indicadores (e em cada indicador).  

 

Data da última modificação: 19/09/2017, 18:10