UFPE repudia ato de discriminação racial contra estudantes africanos

A Reitoria agendou uma reunião de trabalho para a construção de um programa de ações afirmativas para a população negra e também indígena

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vem a público repudiar o ato de discriminação racial sofrido por dois estudantes africanos, na última quinta-feira (7), próximo ao Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife. Na manhã de hoje (11), a vice-reitora Florisbela Campos, que está no exercício da Reitoria, recebeu os alunos, ao lado da pró-reitora para Assuntos Estudantis (Proaes), Ana Cabral. Os estudantes estavam acompanhados da coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Dayse Moura, testemunhas da agressão e amigos.

De acordo com as testemunhas e as próprias vítimas, a abordagem ocorreu por volta das 17h, quando os dois estudantes se dirigiam ao CAC, onde fazem curso de língua portuguesa para estrangeiros. Um homem puxou um revólver que estava numa mochila e se dirigiu aos alunos apontando a arma. Ele ordenou que os dois africanos levantassem a camiseta e apresentou um distintivo semelhante ao usado pela Polícia Federal (PF). A abordagem só foi encerrada quando pessoas que passavam se aproximaram questionando a ação.

A Superintendência de Segurança Institucional (SSI) está conduzindo as investigações – inclusive analisando imagens de câmeras de vídeo – para identificar o autor da agressão. Contatada pela SSI, a PF informou que não realizou qualquer operação no campus naquele dia. A Reitoria ofereceu aos estudantes apoio psicológico e se colocou à disposição dos alunos que, a pedido deles, não estão sendo identificados nesta nota. A UFPE reafirma que não irá tolerar crimes como esse, que devem ser punidos na forma da Lei.

A Reitoria já agendou, para o dia 21 deste mês, uma reunião de trabalho envolvendo grupos de estudos sobre a África da universidade, a exemplo do próprio Neab, pró-reitorias, estudantes africanos e representantes do movimento negro. Em pauta, a construção de um programa de ações afirmativas na UFPE para a população negra e também indígena.

Data da última modificação: 11/06/2018, 18:35