UFPE renova convênios com universidades japonesas durante o 3° Simpósio Brasil-Japão

“Energia, Meio Ambiente, Materiais Avançados, Naval & Offshore, Educação” são as temáticas do 3° Simpósio Brasil-Japão, que acontece hoje (17) no auditório 3 da Biblioteca Central (BC) da UFPE, Campus Recife. Realizado pela UFPE, o evento traz palestras de professores brasileiros e japoneses, além de relatos de estudantes intercambistas. Na cerimônia de abertura, nesta manhã, o reitor Anísio Brasileiro, assinou a renovação dos convênios da Universidade Federal de Pernambuco com a Universidade de Tóquio (UTokyo) e a Universidade Nacional de Yokohama (YNU).

Fotos: Passarinho

Reitor destacou parceria em áreas estratégicas para os dois países

“Trata-se de um evento de muita importância porque a Universidade Federal de Pernambuco e as Universidades de Tóquio e [Nacional] de Yokohama mantêm uma tradição de cooperação. Nós estamos hoje dando continuidade, por mais cinco anos, a esse acordo de cooperação em áreas que são estratégicas para o desenvolvimento tanto do Japão quanto do Brasil”, disse o reitor, que presidiu a mesa de abertura do evento e assinou os documentos de renovação dos convênios institucionais.

O cônsul-geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, prestigiou o evento

O cônsul-geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, também participou da abertura. Em sua fala, ele reforçou o histórico de cooperação nipo-brasileira, aludindo aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O diplomata também afirmou que os convênios institucionais e o 3° Simpósio Brasil-Japão contribuem para o fortalecimento desta parceria.

“As universidades japonesas hoje são uma grande escola para a formação de recursos humanos de alto nível em função da infraestrutura, de professores altamente treinados”, explicou o professor Armando Shinohara, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) da UFPE e um dos responsáveis pelo evento. Graças às parcerias entre as universidades, são realizados trabalhos conjuntos e o intercâmbio de docentes e estudantes brasileiros e japoneses.

Além do reitor Anísio Brasileiro, do cônsul Jiro Maruhashi e do professor Armando Shinohara, a mesa solene de abertura teve a participação de Shinji Sato, da Jica Brasil; do professor Shuji Aihara, da Universidade de Tóquio; de Giovani Andrada Oliveira, da Prefeitura do Recife; e do professor Carlos Kenichi Suzuki, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A cerimônia de abertura ainda contou com entrega de placas de reconhecimento pelas contribuições ao desenvolvimento de recursos humanos e da ciência aos professores Carlos Kenichi Suzuki (Unicamp – Brasil), Shuji Aihara (Universidade de Tóquio – Japão) e Tadao Yamano (UFPE – Brasil). A programação do 3° Simpósio Brasil-Japão prossegue, na tarde de hoje (17), com palestras de professores e relatos de experiência de estudantes do Brasil no Japão e vice-versa.

Data da última modificação: 18/09/2018, 12:13