Notícias Notícias

Voltar

UFPE recebe o evento “Territórios vivos: fomentando ações em prol da agenda climática no Brasil”

Programação inclui debate sobre gênero, cultura, meio ambiente e interseccionalidade no enfrentamento à crise e em prol da agenda climática global

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe, no dia 27 deste mês, o evento “Territórios vivos: fomentando ações em prol da agenda climática no Brasil”, promovido pelo projeto Gender Responsive Resilience & Intersectionality in Policy & Practice Latin America & Caribbean (GRRIPP LAC) (em tradução livre, Resiliência sensível ao gênero e interseccionalidade em políticas e práticas). O objetivo é ampliar parcerias com organizações da sociedade civil e organismos estatais. O evento, que também é promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e pela UFPE, acontece, das 14h às 18h, no auditório do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Interessadas e interessados em participar podem se inscrever por formulário on-line. 

A programação inclui a apresentação de três projetos brasileiros apoiados pelo GRRIPP, mesa-redonda, debate público e lançamento de publicação com resultados finais do projeto na América Latina. A professora Ana Cláudia Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (PPGA), vai mediar a mesa “Gênero, cultura, meio ambiente e interseccionalidade no enfrentamento à crise e em prol da agenda climática global”, que terá representantes de projetos brasileiros além de convidados. Vão estar presentes Pablo Vega Centeno, da PUCP Peru e GRRIPP LAC; Marília Nepomuceno, do Coletiva Chã de Terra e do PPGA; mãe Elaine de Albuquerque, do Centro Cultural Quilombo do Catucá; Concita Maia Manchineri, do Instituto Mulheres da Amazônia; o professor do PPGA Alexsandro de Jesus; Joyce Paixão, do Gris Solidário; Cláudia Cárdenas, da Corporación Gestión de Riesgos y Desastres (GRID Chile), em tradução livre, Corporação de gerenciamento de riscos e desastres; Hector Becerril, da Universidade do México; e Paloma Almeida, da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco. O evento termina com a apresentação de Sambada do Coco do Catucá.

O GRRIPP é um projeto de colaboração e troca de conhecimento global de quatro anos implementado por um grupo de universidades. Seu objetivo é reunir teoria, política e prática para promover uma abordagem sensível ao gênero na gestão e no desenvolvimento de desastres. Na América Latina e Caribe, apoia diversos projetos e, em Pernambuco, colabora com o projeto “Cosmonucleação regenerativa e encantamento na gestão de territórios tradicionais em Pernambuco”, organizado por Instituto Abdalaziz de Moura (IAM); Associação de Agricultoras Familiares de Serra dos Paus Dóias (Agrodóia); Caxo Xukuru, Coletivo Caxo da Boa Vista; Sítio Malokambo; e Colectivo Chã de Terra. O projeto tem por objetivo promover o intercâmbio e a preservação dos conhecimentos tradicionais da alimentação e da medicina tradicional. 

Ainda em Pernambuco, também colabora com o projeto V Festival de Arte e Cultura: Quilombo do Catucá, coordenado pelos Centro Cultural Quilombo do Catucá, Ilê Axê Oyá T’Ogum e Grupo Pé no Chão. O projeto promove a articulação da população de Camaragibe, através do conhecimento ancestral do candomblé como práticas de cura, cultura, arte e educação.

Mais informações
encontrobrasilgrripp@gmail.com

Data da última modificação: 22/11/2023, 14:57