UFPE recebe congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

Evento foi iniciado na sexta-feira (17) e se estendeu até domingo (19)

Mestrandos, doutorandos e residentes em saúde de todo o país estiveram reunidos na UFPE para debater assuntos como a condição híbrida de estudantes-pesquisadores e as dificuldades de acesso às políticas públicas. As discussões foram promovidas dentro da programação do 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap), realizado de 17 a 19 deste mês, no Centro de Convenções da Universidade. Segundo maior fórum deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o evento teve como tema “Pós-Graduandos: uma resposta para o Brasil do século XXI – Direitos, Acesso, Permanência e Absorção”.

A mesa de abertura do encontro foi realizada na manhã da sexta-feira (17) e contou com a participação de nomes como a senadora Teresa Leitão, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; a presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mercedes Bustamante; e o reitor Alfredo Gomes, da UFPE, além de membros da ANPG, Ministério da Educação, UPE, UFRPE e IF-Sertão, entre outros.

Foto: Catarina Albertim

No encontro, o reitor Alfredo Gomes defendeu a universidade pública

Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes trouxe a história de vida do atual diretor do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), José Antônio dos Santos. Filho de ex-cortador de cana, ele pôde entrar na Universidade – onde fez graduação, mestrado e doutorado – graças às políticas de democratização do ensino superior. “Se não existisse a universidade pública, gratuita e democrática, impulsionada pelas políticas de cotas, esse professor não teria tido a oportunidade de estar aqui. Então, essa luta, que a gente vê se concretizando diariamente, é o exemplo das políticas que deram mais certo nesse país no que se refere à democratização e interiorização das universidades”, afirmou o gestor da UFPE.

“Vocês têm uma tarefa enorme, que é defender esse legado. É preciso que vocês se dediquem diariamente não apenas do ponto de vista do compromisso técnico-científico, mas que sejam capazes de fazer a articulação política necessária para a defesa da universidade pública e do sistema de pós-graduação brasileiro e de produção científica nesse País”, completou o reitor.

O evento de abertura do 45º Conap contou ainda com a entrega aos representantes da Capes e dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação de abaixo-assinado com 25 mil assinaturas a favor da aprovação da lei dos direitos previdenciários para os pós-graduandos no Congresso Nacional. Teve também a leitura e aprovação do Regimento do 45º Conap e a aprovação do lançamento do Conselho de Memória da ANPG.

O 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos seguiu até domingo (19), com uma programação formada por mesas e painéis de debate e grupos de trabalho sobre temas como a construção de um ambiente saudável para a formação e produção científica e o perfil do pós-graduando do século XXI.

Data da última modificação: 20/11/2023, 14:56