Notícias Notícias

Voltar

UFPE recebe 10º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Evento acontece de 2 a 5 de outubro na Concha Acústica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe, de 2 a 5 de outubro, o 10ª Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas (Senasec), que será realizado na Concha Acústica. O tema é “Comida saudável: dever do Estado, direito do povo, compromisso camponês” nesse ano em que se comemoram também os 15 anos de criação do Movimento Camponês Popular (MCP), um dos organizadores do evento. Interessados devem se inscrever pelo site do evento. 

O 10º Senasec é um espaço de diálogo, intercâmbio e formação sobre a tarefa permanente de preservar a agrobiodiversidade, peça-chave no desafio de enfrentar as mudanças climáticas. Também é um ambiente de valorização da produção camponesa, troca de experiências e práticas individuais e coletivas agroecológicas desenvolvidas no âmbito da agrobiodiversidade.

Para a ocasião, está prevista a participação de 1,2 mil camponeses e camponesas de diversos estados brasileiros além de membros de organizações sociais nacionais e internacionais, estudantes e pesquisadores da área da agroecologia. Será realizada uma feira durante todos os dias, além de plenária das mulheres e das juventudes camponesas, bem como de uma feira para troca de sementes e mudas crioulas.

O evento tem como parceria principal a UFPE, inclusive, por meio de projeto de extensão coordenado pela professora Evelyne Medeiros Pereira intitulado “Universidade e movimentos sociais pela soberania alimentar: organização popular, agrobiodiversidade e sementes crioulas”. Além da parceria, existe um circuito de organizações populares e universidades no empenho para a realização do 10º Senasec com o MCP. 

Data da última modificação: 01/09/2023, 14:37