UFPE promove nos dias 17 e 18 deste mês o evento Inclui UFPE

O evento promoverá diversas atividades culturais desenvolvidas por pessoas com deficiência intelectual ou adaptadas para sua melhor participação

Nos dias 17 e 18 deste mês, das 14h às 18h, a UFPE promoverá o Inclui UFPE. O evento é gratuito e ocorrerá no hall e no Cinema do Complexo de Convenções, Eventos e Entreterimento da Universidade, com a parceria do Instituto Dimitri Andrade. A Secretaria de Esportes e Lazer (Segel) da UFPE participa da organização do evento, através do Pronide, convidando e trazendo artistas e famílias para o evento. O Departamento de Música da UFPE apoiará o evento com apresentações musicais.

Com o intuito de promover a inclusão em suas mais diversas áreas, o evento promoverá diversas atividades culturais desenvolvidas por pessoas com deficiência intelectual ou adaptadas para sua melhor participação, valorizando as diferenças e envolvendo a diversidade em todas as práticas educativas, sociais e culturais.

A recepção do evento será realizada por pessoas com síndrome de Down que fazem parte da ONG Projeto Inclusão do Amor, que visa a inclusão laboral de pessoas com deficiência. Iniciando a programação, no dia 17, às 14h, ocorrerá um piquenique coletivo e artístico no hall do Complexo. Amanda Lima, primeira bailarina com síndrome de Down a dançar na sapatilha de ponta do Norte/Nordeste, também integra a programação. Concluindo as atividades do dia, adolescentes do Instituto Dimitri Andrade apresentarão a música Halleluiah com teclado e violão.

Em comemoração ao mês das mães, o Senac promoverá sessões de massagem gratuitas apenas para as mães que estiverem com os filhos participando do evento. As sessões ocorrerão no dia 18, das 14h às 18h, nas salas do hall do Complexo. Durante toda a tarde, o artista Rafa Mattos deixará sua arte estampada na parede do Complexo de Convenções, a qual trará mensagem de inclusão e altruísmo, sendo realizada junto com pessoas com deficiência.

Nos dois dias de evento, o Cinema da UFPE fará sessão especial para crianças com transtorno do espectro autista. Assim, o volume do som e as luzes da sala serão readequadas para o contexto. Os filmes exibidos serão “Viva a vida é uma festa”, no dia 17; e “Up Altas Aventuras”, no dia 18 de maio. Ambas as sessões são gratuitas e iniciarão às 15h, os filmes são dublados e com legenda. Durante todo o evento, teremos a exposição fotográfica Beleza Única, de Nicholas Filinkoski, que apresenta trabalho realizado com outros jovens com Down e a presença do Duo Violino & Viola: Cecília Santoro (violino) e Savio Santoro (viola) que trará um repertório de músicas selecionadas para ocasião.

14h às 15h – Piquenique Coletivo e Artistico (hall do Complexo)
14h às 18h– Exposição Beleza Única, de Nicholas Filinkoski (hall do Cinema)
14h às 15h – Música: Duo Violino & Viola: Cecília Santoro (violino) e Savio Santoro (viola)
(hall do Complexo)