UFPE promove acolhimento aos novos bolsistas da Proaes

Evento ocorreu na Concha Acústica da Universidade

A UFPE, através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e da sua Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), promoveu o acolhimento unificado aos 1.022 novos bolsistas da Bolsa de Manutenção Estudantil e Moradia Estudantil do Campus Recife, ontem (29), à tarde, na Concha Acústica.

Fotos: Ana Clara Botelho

Dirigentes e representantes das entidades estudantis deram as boas-vindas aos novos bolsistas

Durante sua fala de acolhimento aos estudantes, o reitor Alfredo Gomes lembrou que a UFPE é uma instituição pública, gratuita, plural, democrática, diversa e inclusiva. “E as pautas mais recentes incluem também mais dois elementos fundamentais, precisamos avançar pra fazer tudo isso, mas transformar nossa universidade, e as universidades de maneira geral, em instituições antirracistas e anticapacitistas. Nós temos que dar esse passo para constituir a universidade numa referência para toda a sociedade”, pontuou ele.

O pró-reitor para Assuntos Estudantis, professor Fernando Nascimento, fez as honras da cerimônia dando as boas-vindas a todos os estudantes presentes e disse o quanto a gestão está alegre em poder conceder bolsas tanto aos discentes que foram classificados, quanto aos que foram pré-classificados.

“A gente se alegra muito em ter conseguido, neste edital, convocar todos os estudantes que foram classificados ou pré-classificados. Essa era uma reivindicação antiga dos nossos discentes, que participavam de vários editais e, por falta de recursos, não conseguíamos chamar todos anteriormente. Agora, finalmente, conseguimos. Isso representa a luta da nossa universidade por mais recursos, e também a luta de cada um dos nossos alunos, para que o Brasil pudesse, numa virada de rumo, voltar pros trilhos da democracia e de um governo que pensa na inclusão social”, afirmou ele.

De acordo com o pró-reitor, a política de assistência estudantil da UFPE é estruturada em quatro pilares: programas de bolsas e auxílios, programas de moradia estudantil e auxílio-moradia, programa de alimentação e nutrição (de onde faz parte o Restaurante Universitário), e programa de atenção à saúde do estudante. Segundo ele, todas estas ações são de extrema importância para que os estudantes assistidos possam ter condições de se manterem na universidade e concluírem seus cursos.

Bolsistas e gestores da UFPE ao final do evento na Concha Acústica

A vice-presidenta da UNE, a estudante Andresa Cândida, ratificou o quanto as políticas assistenciais são fundamentais para os estudantes. “Aqui na UFPE, temos a oportunidade de receber apoio financeiro para nos mantermos na universidade, o que é muito importante. A UNE se colocou na trincheira para lutar por mais recursos e é muito bom ter um reitor e uma gestão na Universidade ao nosso lado. A educação e a cultura vão salvar esse país”, afirmou.

Vinte livros publicados pela Editora UFPE foram gentilmente cedidos e sorteados dentre os alunos presentes que ficaram até o final do evento.

Também participaram da mesa do evento o diretor de Assistência Estudantil da Proaes, Jônatas Félix; a diretora do Restaurante Universitário (RU), professora Karina Silveira; a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), Luciana de França; a assistente social, Izabella Pirro – representando as assistentes sociais que atendem aos bolsistas da Proaes –; a estudante de Enfermagem da UFPE e vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco, Andresa Cândida; o estudante e representante do Movimento das Casas dos Estudantes da UFPE, Mateus Alves; o estudante e representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Everton Simão; e o egresso da UFPE, doutorando, e ex-morador da Casa do Estudante mista, Daniel Monteiro.

Data da última modificação: 30/08/2023, 16:52