UFPE participa de atividades acadêmicas com a Escuela Colombiana de Rehabilitación

A programação de participação do Lepec inclui conferência sobre Território e Saúde e palestra sobre Autogestão em Saúde no Marco da Saúde Pública

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (Lepec)  vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e ao Departamento de Ciências Geográficas, participa de um conjunto de atividades acadêmicas em Bogotá, na Colômbia. As ações foram celebradas no marco do Convênio nº 15/2017 entre a UFPE e a Escuela Colombiana de Rehabilitación (ECR).

De 31 deste mês a 1º de setembro, o Lepec participa do “VI Encuentro ECR Investiga: Diálogos para la construcción de escenarios de paz desde la salud y la rehabilitación”, sendo representado por Mercedes Solá Pérez. O evento acontece no campus da ECR, em Cedritos, Bogotá.

A programação de participação do Lepec inclui conferência sobre Território e Saúde, palestra sobre Autogestão em Saúde no Marco da Saúde Pública, aula sobre Humanização da Saúde, intercâmbios com investigadores, com docentes e com funcionários da ECR. Por fim, haverá uma reunião de elaboração de proposta de investigação conjunta interinstitucional.

O evento contará com a presença da reitora da ECR, Clara Patricia Giraldo, além da participação de organizações sociais, como Fundación Misioneros Divina Redención San Felipe Neri (Fumdir) e Red Rodeemos el diálogo; órgãos de Estado, como Centro Nacional de Memoria, Comisión de Seguimiento, Impulso y Verificación a la Implementación (CSIVI) del Acuerdo de Paz, Programa de Atención Psicosocial y Salud Integral a Víctimas – Ministerio de Salud, Centro de Rehabilitación e Inclusión – Ministerio de Defensa; universidades, entre elas Universidad Iberoamericana, Universidad Distrital e a UFPE como convidada internacional. Também participarão ex-combatentes, forças militares e vítimas civis.

A ECR é uma instituição de educação superior fundada há 64 anos e pioneira na formação de profissionais da área de saúde e reabilitação na Colômbia. Mediante a pesquisa e inserção social, vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar humano. Por esta razão, interessa compreender, nos âmbitos acadêmico e investigativo, os desafios decorrentes do processo de construção de paz neste novo capítulo da história colombiana. A ECR vem participando ativamente nos acordos de paz celebrados entre o Estado e as Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular), especialmente desde o lugar das pessoas que demandam processos integrais de atenção em saúde e reabilitação.

Lepec UFPE

Data da última modificação: 30/08/2017, 15:21