UFPE mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

Também foram divulgados os Conceitos Preliminares de Cursos da área de saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) relativo ao triênio 2014-2016, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota subiu de 3,7640 em 2013-2015 para 3,7909 em 2014-2016, mantendo-se na faixa 4 em uma escala que vai até 5. O resultado foi divulgado ontem (27). Além do IGC, também foi publicado o Conceito Preliminar de Curso (CPC) da área de saúde, conforme avaliação realizada em 2016. Quatro cursos da UFPE melhoraram seus conceitos em relação aos anteriores.

Foto: Passarinho

Quatro cursos melhoraram suas notas: Biomedicina, Farmácia,
                        Nutrição (CAV) e Odontologia

Subiram da nota 3 para a 4 os cursos de Biomedicina, Farmácia, Nutrição (Vitória de Santo Antão) e Odontologia. Mantiveram a nota 4 os cursos de Enfermagem (Recife), Enfermagem (Vitória), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição (Recife) e Serviço Social. Obtiveram a nota 3 os cursos de Educação Física/Bacharelado (Recife), Educação Física/Bacharelado (Vitória) e Medicina (Recife). O curso de Medicina do Campus Caruaru não foi avaliado porque não tem turma formada, ou seja, não realizou Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com a diretora de Avaliação e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), professora Maria Cristina Falcão Raposo, o resultado é positivo. “A UFPE está sempre melhorando na avaliação do MEC”, afirma. Ela explica que isso se deve principalmente à melhoria da graduação, que tem o maior peso na avaliação. O cálculo também leva em conta a avaliação quadrienal da pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

CPC – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) calcula o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. “Seu cálculo e a divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos”, explica o Inep.

IGC – O Índice Geral de Cursos (IGC) é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. “Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade”, informa o Ministério da Educação. Cada avaliação leva em conta o ano da avaliação e os dois anos anteriores.

Data da última modificação: 28/11/2017, 13:55