UFPE lamenta o falecimento do professor aposentado Frei Tito

Membro da Ordem dos Carmelitas, o Frei Tito foi docente da graduação de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia

A UFPE e, em especial, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), lamentam o falecimento do professor aposentado Bartolomeu Tito Figueiroa de Medeiros. Membro da Ordem dos Carmelitas, o Frei Tito pertenceu ao Departamento de Antropologia e Museologia do CFCH. Foi docente da graduação de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade, tendo contribuído ao longo de sua carreira para a formação de centenas de estudantes e também para o diálogo entre Ciência e Religião. O velório tem início às 15h30 de hoje (29), no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife, e será reservado para alguns frades e familiares. O sepultamento está marcado para ocorrer às 16h.

“Conhecíamos o professor Tito pela sua afabilidade, e pela dedicação aos alunos e também aos paroquianos dos muitos bairros do Recife e de Goiana, onde ele se fez muito querido”, afirmou o professor aposentado da UFPE Russel Parry Scott. “Carmelita ativo, sempre em busca de diálogo entre as religiões, sempre procurando meios da população, especialmente os jovens, conviver entre si no mundo urbano. Um professor e padre que valorizava o popular. Não se recusava a contribuir com sua positividade e carinho em toda ocasião que o chamava. Vivia pela igreja e pela Universidade, sempre fraterno”, completou Scott.

Frei Tito era graduado em Pedagogia e possuía mestrado em Antropologia, ambos pela UFPE; além de doutorado em Antropologia pelo Museu Nacional (UFRJ) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Também atuou como pesquisador de temas como vida religiosa urbana e sincretismo religioso; e escreveu obras como “Frei Caneca: Vida e escritos”. Ele tinha 79 anos e estava se recuperando em casa de amigos de uma cirurgia cardíaca quando faleceu, na noite desse sábado (28).

Data da última modificação: 29/03/2020, 14:45