Notícias Notícias

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor Daisaku Ikeda, doutor Honoris Causa pela instituição

O título foi concedido em dezembro de 2021

A UFPE lamenta o falecimento do professor japonês Daisaku Ikeda, ex-líder da organização budista japonesa Soka Gakkai, aos 95 anos, que recebeu, em dezembro de 2021, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade. Ele faleceu no dia 15 deste mês, de causas naturais, em sua casa de Shinjuku, bairro de Tóquio, no Japão, conforme anunciou a Soka Gakkai em um comunicado.

Daisaku Ikeda contribuiu para ampliar a influência da Soka Gakkai no Japão e no mundo. Ele foi o cofundador em 1964 do Komeito, partido político de centro, que integra coalizão de governo do Partido Liberal-Democrata.

O título de Doutor Honoris Causa da UFPE foi concedido em reconhecimento por sua notória atuação em prol do desenvolvimento sustentável, da paz e da educação. Na ocasião, o homenageado foi representado no evento pelo professor Miguel Shiratori, da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). 

O movimento Soka Gakkai Brasil também lamentou a morte e ofereceu sentimentos aos companheiros. “Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos a todos os nobres companheiros. Compartilhamos o conteúdo da nota oficial recebida do Japão”, destacou a nota publicada em rede social.

Matéria relacionada
Professor Daisaku Ikeda é o novo Doutor Honoris Causa pela UFPE

 

Data da última modificação: 21/11/2023, 15:12