UFPE, IFSertão PE e IFPE promovem o 1° Curso de Licenciatura Intercultural Quilombola em Pernambuco “Antônio Bispo dos Santos”

Serão oferecidas cem vagas, com a concessão de bolsas auxílio ao longo do curso

Pernambuco se prepara para um marco histórico na área da educação com o lançamento do 1° Curso de Licenciatura Intercultural Quilombola, fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O curso foi nomeado em homenagem a Antônio Bispo dos Santos, em referência ao intelectual, poeta, escritor, professor e ativista do movimento quilombola, nascido no Povoado de Papagaio, do município de Francinópolis (PI).

A iniciativa surge em resposta à demanda do movimento quilombola pernambucano, que, junto às instituições de Ensino Superior (IES), identificou a necessidade de formação de professores quilombolas no Estado. O Curso de Licenciatura Intercultural Quilombola Antônio Bispo dos Santos, previsto para iniciar no mês de setembro deste ano, é uma resposta concreta a esse chamado, alinhando-se aos objetivos da Parfor Equidade.

Com um total de cem vagas disponíveis, o curso abrangerá diversas áreas, incluindo Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Línguas, Artes e Literatura, Licenciatura em Matemática e Ciências da Natureza e Licenciatura em Ciências Sociais. Os alunos serão beneficiados com o oferecimento de bolsas auxílio ao longo do curso.

Este curso representa não apenas a primeira experiência em educação escolar quilombola em Pernambuco, mas também a primeira parceria interinstitucional do Brasil nessa área. Sua abrangência territorial será notável, abarcando a Região Metropolitana do Recife, com o Centro de Educação da UFPE, o Agreste Meridional e Setentrional, e o Sertão, com locais de realização em Caruaru (Centro Acadêmico do Agreste da UFPE), Garanhuns (IFPE Garanhuns) e Santa Maria da Boa Vista (IFSertãoPE - Campus Santa Maria da Boa Vista).

Instagram do Núcleo Erer da UFPE
@erer.ufpe