UFPE e Superintendência Regional do Trabalho no Estado de Pernambuco assinam convênio amanhã (14)

O convênio objetiva a realização de pesquisa e qualificação social e profissional focadas nos trabalhadores por conta própria na área de confecção em Caruaru

O Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (Geia) divulga a realização da cerimônia simbólica de assinatura de convênio entre a UFPE e a Superintendência Regional do Trabalho no Estado de Pernambuco (órgão ligado ao Ministério da Economia). O evento ocorre, amanhã (14), às 15h, no Auditório Luiz Gonzaga do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. O convênio tem como objeto a realização conjunta de pesquisa e qualificação social e profissional focadas nos trabalhadores por conta própria, que desempenham suas atividades nos segmentos de confecção e artesanato no município de Caruaru.

Na solenidade, estarão presentes o superintendente Regional do Trabalho do Estado de Pernambuco, Eduardo Geovane de Freitas Leite, e o diretor do CAA, professor Manoel Guedes Alcoforado. Além deles, participam a coordenadora do projeto na UFPE, professora Ana Márcia Almeida Pereira (NG), o coordenador do projeto na SRT/PE, Vinícius Gomes Lobo, a líder do Geia, professora Myrna Lorêto, as professoras Denise Souza, Cláudia Freire, Jéssica Rani e o professor Marcio Sá, da equipe de execução do projeto, e os estudantes de graduação.

As ações integradas de pesquisa e extensão têm uma importância singular para Caruaru pela presença histórica de trabalhadores informais na região Agreste, sendo esta uma possibilidade de melhoria das condições de trabalho e das práticas de gestão do público envolvido, segundo a professora Ana Márcia Almeida Pereira. Para o Geia, a experiência é uma oportunidade também de formação para os estudantes do grupo de pesquisa, sob o acompanhamento dos professores que compõem a equipe de execução do projeto, salienta a professora Myrna Lorêto.

DEBATE – Também amanhã (14), o Geia promove evento em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, das 9h às 12h e das 19h às 22h, no Auditório Mestre Vitalino do CAA. O público-alvo é a comunidade acadêmica. Haverá a presença de pesquisadores do mundo do trabalho. Este evento faz parte de uma agenda anual do Geia e se trata de uma parceria com pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (TDEPP/UFCG) e ao Observatório do Mercado de Trabalho da Paraíba.

Data da última modificação: 13/05/2019, 14:44