UFPE e Porto de Suape debatem sobre formação de parcerias

Questão da sustentabilidade socioambiental foi discutida no encontro

Dialogar sobre o desenvolvimento de parcerias abrangendo a questão socioambiental, em especial, no que diz respeito à produção de hidrogênio branco a partir do plástico inservível. Esse foi o mote da reunião ocorrida hoje (17), no prédio da Reitoria, envolvendo representantes da UFPE e do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS). “Existem três temas estratégicos, não excludentes, mas que merecem uma atenção especial aqui na Universidade, que são a transição energética, a bioeconomia e a saúde. Esses pontos são fundamentais”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo. “A ideia desse encontro foi identificar as formas de avançar em parcerias e aproximar ainda mais a UFPE do CIPS, tendo como destaque a questão da sustentabilidade socioambiental”, completou Moacyr.

Foto: Catarina Albertim

Vice-reitor, professores e dirigentes de Suape buscam parcerias

“A UFPE já tem trabalhado junto com Suape, mas essa reunião veio trazer novos temas e fortalecer essa relação de parceria. O hidrogênio branco foi um deles, mas tem muitos temas dentro do arcabouço da sustentabilidade que podemos trabalhar de forma conjunta”, avaliou Adriana Martin, diretora de Tecnologia e Inovação do Complexo de Suape.

“A parceria entre Suape e a Universidade agrega muito valor, tanto na parte de conhecimento e de extensão como também na criação de um ambiente no qual estudantes e professores possam utilizar como prática de ensino e pesquisa, ajudando no desenvolvimento do Estado como um todo”, disse Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade de Suape.

A reunião contou ainda com a participação de Pedro Carelli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi); de José Roberto Guerra, diretor de Inovação e Empreendedorismo da Propesqi; e do professor Pedro Rosas, coordenador do Laboratório de Armazenamento e Mobilidade (LAM), vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

Data da última modificação: 19/07/2023, 16:19