UFPE e Embaixada da França anunciam Programa de Cátedras Franco-Brasileiras

As candidaturas para o programa podem ser enviadas até o dia 31 de março de 2024, via e-mail para o dpq.propesqi@ufpe.br

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França em Recife, anuncia a abertura do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras. Este programa busca acolher professores e pesquisadores de instituições francesas na UFPE, promovendo um intercâmbio acadêmico baseado na reciprocidade, que também contemplará a acolhida de professores da UFPE em instituições parceiras na França.

As candidaturas para o programa podem ser enviadas até o dia 31 de março de 2024, via e-mail para dpq.propesqi@ufpe.br. O processo de seleção será conduzido por um comitê especializado, que avaliará as propostas com base em critérios rigorosos de excelência acadêmica e relevância dos projetos.

O cronograma iniciou com o lançamento do edital no dia 15 de janeiro, seguido pelo prazo final para candidaturas em 31 de março, e a divulgação dos resultados internos em 8 de abril. Os recursos pelas universidades brasileiras podem ser interpostos até 10 de abril, com a divulgação final dos resultados prevista para 12 de abril.

A missão do professor francês deverá ocorrer entre 1º de abril e 31 de dezembro de 2024 e deverá ter a estadia no Brasil por uma duração mínima de 21 e máxima de 90 dias. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE fica responsável pelo pagamento da bolsa ao docente estrangeiro.

No âmbito da reciprocidade, o professor brasileiro (ou outro professor membro da sua equipe) terá o custeio de sua estadia na França paga pela universidade francesa, na forma de bolsa, auxílio ou outras formas de apoio à estadia. E para tal, o candidato francês deverá encaminhar ao professor brasileiro uma carta da sua instituição confirmando o compromisso em recebê-lo para uma estadia de, no mínimo, de 30 dias. A carta deverá ser assinada pelo diretor das relações internacionais da universidade ou do instituto de pesquisa francês. Para os candidatos brasileiros, são elegíveis professores titulares, associados e adjuntos. O professor brasileiro ou membro da sua equipe indicada no projeto poderão ser acolhidos na França, no âmbito da reciprocidade, no máximo até dezembro de 2025.

Este programa é uma oportunidade valiosa para a comunidade acadêmica da UFPE e suas contrapartes francesas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos conjuntos e aprofundamento das relações culturais e educacionais entre Brasil e França. Pela UFPE, é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Para mais informações sobre as condições e requisitos do programa, acesse o edital completo neste link.

Data da última modificação: 26/01/2024, 15:28