Notícias Notícias

Voltar

UFPE é a 13ª instituição brasileira mais bem avaliada no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024

No ranking geral, a Universidade ocupa a 48ª posição entre 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe, ao obter a nota 54,3

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a universidade do Norte/Nordeste mais bem colocada no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, tendo ficado na 48ª posição entre 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. Além disso, a UFPE ocupa a 13ª colocação entre as 97 universidades brasileiras avaliadas neste ranking internacional das melhores instituições da América Latina e Caribe, ao obter a nota 54,3. O resultado foi divulgado no dia 13 deste mês.

O ranking é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP), com nota 100; Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 99,1; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 96,3. As universidades brasileiras que também figuram entre as 50 mais bem avaliadas são: UFRJ, Unesp, UFMG, PUC-RJ, UFRGS, UFSC, UnB, Unifesp, UFSCar e UFPR, além da UFPE.

A avaliação é feita pela empresa QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior. Entre os critérios avaliados estão: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto on-line e internacionalização.

Os destaques da UFPE foram as notas 73,3 para Papers per Faculty (que avalia a produtividade em pesquisa das instituições), 96,6 para Faculty Staff with PhD (que avalia a qualidade do corpo docente das instituições com base na quantidade de professores com doutorado) e 95,7 International Research Network (que avalia a colaboração internacional em termos de pesquisa de uma instituição com diversas outras ao redor do mundo).

Data da última modificação: 15/09/2023, 15:28