UFPE divulga edital de matrícula para o semestre 2023.2 da graduação

Período de matrícula vai de 11 a 16 deste mês, por meio do Sigaa

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou o Edital de Matrícula Acadêmica da Graduação para o semestre letivo de 2023.2. Os principais pontos presentes no Edital 25/2023 estão listados abaixo. As aulas para os três campi terão início no próximo dia 23.

Estudantes veteranos
Os estudantes vinculados em 2023.1 podem realizar a matrícula em componentes curriculares no período de 11 a 16 deste mês por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A Prograd pede que os alunos observem as orientações disponíveis nos tutoriais para efetivar a matrícula em componentes curriculares. Os documentos estão disponíveis na página da Matrícula da Graduação e na de orientações sobre o Sigaa.

Rematrícula (Matrícula dos retardatários, modificação de matrícula e trancamento de semestre)
Os discentes poderão utilizar o período de 23 a 30 de outubro para matrícula, cancelamento de disciplinas, inclusão de componentes curriculares e trancamento de semestre. As alterações deverão ser feitas no Sigaa.

Aqueles que não efetuarem a matrícula no período regular do calendário acadêmico devem, obrigatoriamente, realizar a matrícula de retardatários no período de rematrícula. Caso não efetuem a rematrícula, eles perderão o vínculo com a Universidade.

Renovação do vínculo
O vínculo com a UFPE deve ser renovado, mediante matrícula em componentes curriculares ou trancamento do semestre, de 11 a 30 deste mês. Estudantes do curso de Ciências Econômicas do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) que pretendem se matricular exclusivamente no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) devem entrar em contato com a Coordenação do curso para que ela realize a matrícula na Atividade Individual Específica. Dessa forma, no momento de matrícula, os estudantes mencionados não irão efetuar a matrícula no TCC no Sigaa. A não realização de qualquer dos procedimentos de matrícula no Sigaa acarretará a perda definitiva do vínculo com a UFPE.

Ingressantes de 2023.2
Os ingressantes deverão fazer o primeiro acesso ao Sigaa no período de 11 a 16 de outubro. A matrícula nos componentes curriculares obrigatórios do 1º período será realizada pela Prograd.

A matrícula em novos componentes curriculares e de outros semestres do curso, eletivos ou optativos, deverá ser solicitada pelos ingressantes diretamente no Sigaa durante o período de rematrícula (23 a 30 de outubro), sob orientação da Coordenação do curso e conforme os prazos contidos do calendário acadêmico. Os alunos podem tirar dúvidas junto à Coordenação do curso ou a partir das orientações disponibilizadas na página da Matrícula e de orientações sobre o Sigaa

É vedado o trancamento de matrícula ao ingressante durante o primeiro ano de vínculo com a UFPE. Além disso, em virtude da implantação do Sigaa, não é necessário que os ingressantes realizem a confirmação da matrícula em 2023.2.

Informações envolvendo solicitação de matrícula em componentes curriculares isoladas, estudantes classificados na reintegração, monitoria, recusa definitiva de matrícula e ABI Engenharias, entre outras, estão disponíveis na aba “Matrícula da Graduação” na página da Prograd.

Data da última modificação: 05/10/2023, 16:24