Notícias Notícias

Voltar

UFPE divulga edital de convocação da Lista de Espera do Sisu UFPE 2024

Pelo edital, a publicação da lista nominal dos candidatos convocados da Lista de Espera ocorrerá até o dia 18 deste mês

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Gestão Acadêmica (Prograd/DGA), divulgou hoje (11), no site Sisu UFPE 2024, o edital de convocação dos candidatos, dentre os constantes na Lista de Espera UFPE/Sisu 2024, para enviarem os documentos exigidos nos anexos do edital, a fim de confirmarem a habilitação para ocupar às vagas disponíveis nos campi do Recife, do Agreste e da Vitória de Santo Antão. Pelo edital, até o dia 15 deste mês, haverá a publicação do quadro de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFPE. Até o dia 18 de março, ocorrerá a publicação da lista nominal dos candidatos convocados da Lista de Espera.

Dentre os chamados da Lista de Espera constarão, exclusivamente, apenas os candidatos que se inscreveram na lista e que não foram selecionados em nenhuma das opções da Chamada Regular para entrega de documentos. Os candidatos selecionados e convocados na Chamada Regular ficam, obrigatoriamente, fora da Lista de Espera, quer tenham sido pré-matriculados ou não pela UFPE. Os candidatos da Lista de Espera serão convocados para uma vaga e cota específica, uma única vez.

DOCUMENTAÇÃO - Os documentos deverão ser enviados até as 23h59 do dia 25 de março. O envio da documentação digitalizada, dos candidatos convocados da Lista de Espera, será exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão (SIGPS/UFPE). Não serão aceitos para análise documentos enviados depois dessa data e nem os documentos enviados por outros canais que não pelo SIGPS/UFPE. A UFPE não se responsabiliza por problemas técnicos de acesso à plataforma. Deve ser evitado o envio dos documentos na plataforma por meio de celular.

COMISSÕES - As Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e de Verificação PCD (para candidatos com deficiência) atuarão de forma remota conforme o procedimento das comissões está regulamentado em Portaria MEC nº 360, de 18 de maio de 2022. As comissões recursais de verificação da heteroidentificação e de pessoas com deficiência serão realizadas de forma presencial na UFPE, com dia e horário a ser informado ao candidato. Em hipótese alguma serão recebidos documentos por e-mail, com exceção dos recursos que deverão ser enviados para o e-mail recurso.sisu@ufpe.br.

CLASSIFICAÇÃO - A classificação dos candidatos validados da Lista de Espera (2ª classificação) deverá ser publicada até o dia 2 de abril. Os candidatos validados na Lista de Espera ocuparão as vagas remanescentes da Chamada Regular do Sisu UFPE/2024.

As demais instruções relativas ao Processo Seletivo UFPE/Sisu 2024 estão disponíveis no site Sisu UFPE 2024. Se ainda houver vagas após esta chamada, novas convocações serão feitas no site Sisu UFPE 2024, considerando a ordem da Lista de Espera e a classificação divulgada pelo MEC/Inep.

Os interessados deverão consultar regularmente o site Sisu UFPE 2024, a fim de acompanhar todas as informações referentes ao processo de convocação da Lista de Espera para ocupação de vagas remanescentes na UFPE.

MATRÍCULA - A matrícula acadêmica será efetuada, automaticamente, pela Prograd/UFPE, em todos os componentes obrigatórios do primeiro período de cada curso de graduação. Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo. Devem permanecer matriculados em, pelo menos, um componente curricular durante todo o primeiro ano de vínculo. Casos excepcionais serão analisados pela Coordenação de Curso e encaminhados à Prograd.

INÍCIO DAS AULAS - O acesso ao Sigaa só será disponibilizado no início das aulas da primeira e da segunda entradas no ano letivo 2024. O início das aulas do primeiro semestre está previsto para o dia 15 de abril. Já o segundo semestre deverá ter início no dia 26 de agosto.

Em caso de dúvidas, fazer contato através do e-mail sisu@ufpe.br.

Datas importantes

- Até 15/03/2024 - Publicação do quadro de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFPE.

- Até 18/03/2024 - Publicação da lista nominal dos candidatos convocados da Lista de Espera.

- Até às 23h59 do dia 20/03/2024 - Envio de documentos pelos candidatos convocados da Lista de Espera (será feita análise da documentação pela Prograd e Comissões), exclusivamente através do sistema https://sigps.ufpe.br.

- Até às 23h59 do dia 21/03/2024 - O resultado das comissões de heteroidentificação e de PCD estará disponível no sistema https://sigps.ufpe.br, tão logo a avaliação tenha sido concluída.

- Até às 23h59 do dia 22/03/2024 - Submissão de recursos aos pareceres desfavoráveis das comissões de heteroidentificação e de PCD. Apenas os candidatos com parecer desfavorável poderão entrar com recurso. O recurso deverá ser submetido, exclusivamente, pelo e-mail recurso.sisu@ufpe.br.

- 25/03/2024 - Os candidatos podem interpor recurso (se forem cotistas que se submeteram às comissões de heteroidentificação e/ou de PCD), exclusivamente pelo e-mail recurso.sisu@ufpe.br.

- 25/03/2024 - Submissão de documentos dos candidatos retardatários através do sistema https://sigps.ufpe.br. Atenção: aqueles que enviarem pela primeira vez os documentos nesta data só terão este dia para entrar com retificação ou com recurso (caso sejam cotistas).

- 25/03/2024 – Data de reenvio de documentos para retificação pelos candidatos que tiverem documentação com parecer negado na pré-matrícula. O reenvio deve ser feito exclusivamente através do sistema https://sigps.ufpe.br. Retificação de documentos (laudos, exames) ou vídeo (heteroidentificação) pelos candidatos concorrentes às cotas que tiverem documentação com parecer inconclusivo na pré-matrícula, exclusivamente, através do sistema https://sigps.ufpe.br.

- 27/03/2024 - Análise dos recursos pelas comissões de heteroidentificação e de PCD. O resultado dos recursos às comissões de heteroidentificação e de PCD estará disponível aos candidatos no sistema https://sigps.ufpe.br, tão logo a avaliação tenha sido concluída.

Mais informações
sisu@ufpe.br

Data da última modificação: 12/03/2024, 16:09