UFPE desenvolve catálogo inédito de modelos 3D de mamíferos brasileiros

Catálogo foi divulgado em artigo de Evelyn Brito – a partir do seu TCC – sob coordenação do professor Diego Astúa, do Departamento de Zoologia da UFPE

Por Petra Pastl

A biodiversidade brasileira acaba de ganhar um novo e importante recurso para pesquisa e educação: um catálogo de modelos em 3D de crânios e mandíbulas de mamíferos brasileiros, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Mastozoologia, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O catálogo foi divulgado na revista “Brazilian Journal of Mammalogy”, da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, através da publicação do artigo científico “Catálogo de modelos em 3D de crânios e mandíbulas de gêneros e espécies de mamíferos brasileiros disponíveis na internet”, de autoria da pesquisadora Evelyn Brito – a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – sob coordenação do professor Diego Astúa, do Departamento de Zoologia da UFPE, que também assina o artigo. O projeto representa um passo significativo para o estudo da morfologia e evolução dos mamíferos, bem como para atividades didáticas.

O artigo é um marco para a Mastozoologia, área da Zoologia que estuda os mamíferos. O estudo, disponível gratuitamente on-line com DOI (para acessá-lo, é necessário fazer um breve cadastro) traz uma coleção de modelos tridimensionais, que foram coletados a partir de diversos repositórios globais e agora são de fácil acesso para a comunidade científica e educacional.

O Brasil, que é lar de 776 espécies de mamíferos, ainda não possuía um levantamento da disponibilidade de modelos 3D de crânios das suas espécies. A equipe da UFPE tomou a iniciativa de preencher essa lacuna, criando uma lista acessível com links diretos para os modelos. Este catálogo digital é uma ferramenta valiosa, não apenas para o ensino, mas também para a identificação preliminar de restos esqueléticos. O catálogo está disponível no Portal UFPE.

O levantamento realizado encontrou modelos para aproximadamente um terço de todas as espécies de mamíferos brasileiros e modelos de espécies congêneres para cerca de metade das demais espécies. No entanto, a distribuição desses modelos é heterogênea, com algumas ordens e famílias possuindo uma boa cobertura, enquanto outras ainda estão pouco representadas ou completamente ausentes.

Este trabalho pioneiro de Evelyn Brito e de Diego Astúa é um convite à comunidade científica para um esforço colaborativo com o objetivo de expandir a cobertura dos modelos 3D, abrangendo toda a rica fauna de mamíferos do Brasil. A iniciativa não só facilita estudos morfológicos detalhados, como também promove uma maior compreensão da evolução e comportamento desses animais, através de uma plataforma inovadora que ultrapassa as barreiras físicas dos museus e coleções.

Segundo o professor Diego Astúa, “o trabalho é importante porque compilou os links para todos os modelos de crânios de mamíferos do Brasil existentes gratuitamente na internet, e, podem ser usados para uma diversidade de atividades didáticas e de pesquisa, sobretudo por instituições que não têm coleções didáticas extensas. Os modelos, em muitos casos, também podem ser usados para serem impressos em impressoras 3D, para quem desejar para ensino, por exemplo”, explicou. A UFPE disponibiliza este catálogo para pesquisadores, educadores e estudantes, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a conservação da biodiversidade brasileira.

Para mais informações sobre o catálogo e acesso aos modelos, basta visitar o site do Laboratório de Mastozoologia da UFPE.

Professor Diego Astúa (Departamento de Zoologia)

diego.astua@ufpe.br
Evelyn Winne de Brito