UFPE convida professores para reunião sobre chamada pública do Instituto Serrapilheira

Primeiro instituto privado de apoio à pesquisa científica no Brasil, o Instituto Serrapilheira apresenta sua primeira chamada pública na próxima quinta-feira (10), das 9h30 às 12h30, no Porto Digital (Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife). Os recursos vêm de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões, cujo lucro será utilizado para financiar as pesquisas. O evento é aberto ao público e a chamada  se destina a professores do quadro efetivo de universidades, com doutorado defendido a partir de 2007, ajustáveis em até dois anos para mulheres com filhos. A UFPE está convidando seus professores que se enquadram nestes critérios para participar do encontro.

Sete áreas são o foco do edital: Ciência da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Na primeira fase, serão selecionados 70 projetos para receber fomentos de até R$ 100 mil cada. Depois de um ano, de dez a 12 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa. Parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade que ainda serão divulgados pelo instituto.

“Queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos. Não teremos preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixaremos de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido”, explica o geneticista francês Hugo Aguilaniu, presidente do Serrapilheira. Ele vem à reunião no Recife com a coordenadora científica Cristina Caldas para tirar dúvidas de interessados em participar da seleção.

Idealizado pelo documentarista João Moreira Salles e pela linguista Branca Vianna Moreira Salles, o Instituto Serrapilheira oferece, segundo destaca seu site oficial, “oportunidade para jovens cientistas que estejam fazendo grandes perguntas em seus campos, liberdade para projetos de pesquisa criativos, inovadores e audaciosos e recursos com flexibilidade de uso, concentrados em projetos de grande impacto”. A submissão estará aberta da segunda semana deste mês até o dia 15 de setembro, às 15h (horário de Brasília).

OBJETIVOS – Os objetivos da entidade são estimular a pesquisa de impacto no país, estimular o letramento científico no país, incentivar jovens a escolher carreiras científicas, fomentar a diversidade de gênero e raça no campo científico brasileiro, incentivar o intercâmbio científico com outros países, reunir dados e avaliar a eficácia das políticas de fomento à ciência no Brasil e contribuir para a construção de uma cultura de ciência no país. Sua estrutura é formada pela Equipe Executiva, sob supervisão do Conselho Administrativo e com assessoria do Conselho Científico.

9h30 – Abertura
Palavras de Lúcia Melo, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco;, Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento da Cidade do Recife, e Silvio Meira, presidente do Conselho do Porto Digital

10h – Hugo Aguilaniu e Cristina Caldas
Apresentação do Instituto Serrapilheira e de seu primeiro edital