Notícias Notícias

Voltar

UFPE, através da Proexc, aprova três projetos submetidos a edital sobre museus da Facepe

Conjuntamente, as ações fortalecem a Rede de Museus da UFPE

A UFPE, através da Pró-Reitoria de Extensãp e Cultura (Proexc), aprovou três projetos submetidos ao edital “Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco” da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). As iniciativas contempladas têm como objetivo assegurar o patrimônio cultural como extensão universitária na sua dimensão formativa por meio da promoção, fomento e apoio de ações de capacitação nas esferas do ensino, pesquisa e extensão com ênfase na salvaguarda do patrimônio cultural material e seus acervos.

Conjuntamente, as ações fortalecem a Rede de Museus da UFPE, propiciando sua democratização, para valorizar a troca de saberes e as práticas culturais entre a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade.

Dentre os projetos contemplados, que fazem parte da Rede de Museus da UFPE, estão o Museu de Minerais e Rochas – UFPE, projeto coordenado por Haroldo Monteiro Lima, Museu de Ciências Nucleares – UFPE, projeto coordenado por Helen Jamil Khoury e o Centro Cultural Benfica - UFPE, projeto coordenado por Hélio Márcio Pajeú.

“O patrimônio cultural universitário da UFPE, assim como das demais universidades brasileiras, constitui-se de bens culturais materiais que podem ser encontrados no dia-a-dia das instituições de ensino superior, mas que ainda são invisíveis para a sociedade e para a própria comunidade universitária por falta de recursos para sua manutenção e uso adequado de forma democrática. No caso do Centro Cultural Benfica, esse patrimônio reúne um conjunto de obras museológicas de importantes artistas da cena pernambucana” reforça Hélio Pajeú, diretor de Cultura da Proexc.

Como um dos produtos do projeto, está prevista uma Exposição Comemorativa ao Centenário da Semana de Arte Moderna organizada pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da UFPE, com obras do Acervo Museológico do Centro Cultural Benfica de artistas modernistas como Francisco Brennand, Tereza Costa Rêgo, Baltazar da Câmara, Reynaldo Fonseca, Fédora do Rego Monteiro, Aloísio Magalhães, Gilvan Samico, dentre outros.

Esses projetos, em conjunto com diversas outras atividades universitárias, ajudam a proporcionar a valorização do rico patrimônio artístico-cultural da Universidade Federal de Pernambuco, bem como a afirmação do papel das universidades públicas no fomento e estímulo à criação e consumo cultural, salvaguarda do patrimônio cultural e na formação crítica como um direito para exercício da cidadania.

Data da última modificação: 31/01/2022, 15:24