Notícias Notícias

Voltar

UFPE assina convênio com o Adufepe Saúde

Plano de saúde de autogestão é voltado para os docentes da Universidade

O reitor Alfredo Gomes recebeu, na terça-feira (12), no Gabinete da Reitoria, representantes da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) e do Adufepe Saúde, para assinar convênio com o novo plano de saúde de autogestão da associação, destinado aos docentes do Magistério Superior.

Foto: Petra Pastl

Cerimônia ocorreu no Gabinete do Reitor, na terça-feira

Estiveram presentes, na ocasião, o presidente do Conselho Administrativo do Adufepe Saúde, professor Cristovan Vieira; a diretora da Adufepe e integrante do Conselho Administrativo do Adufepe Saúde, professora Erlene Roberta; o diretor da Adufepe, professor Audísio Costa; o membro do Conselho Administrativo do Adufepe Saúde, professor Gorki Mariano; a diretora de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, Germana Barros Rodrigues; a chefe da Divisão de Apoio em Qualidade de Vida da UFPE, Lidiane Alves Valeriano; e o chefe de Gabinete Adjunto da UFPE, Emanuel Moraes.

O projeto nasce de uma reivindicação dos docentes que há muito queriam ter um plano de saúde da associação, pois seria mais em conta do que os oferecidos pelos planos atuais do mercado. “Hoje, já estamos com o plano montado e uma boa rede referenciada. A partir de janeiro, tenho certeza que teremos uma boa adesão de participantes, pois, além dos docentes, as famílias deles também podem participar. Um plano de saúde como esse é um plano solidário, que vai ajudar a desenvolver inclusive a solidariedade à sindicalização. Um plano que está fadado ao sucesso”, explicou o diretor da Adufepe, professor Audísio Costa. 

Segundo a diretora de Qualidade de Vida (DQV) da Progepe, Germana Barros Rodrigues, o plano da Adufepe Saúde vai ser uma boa opção para os servidores, ainda que esteja limitado aos docentes. “Pra gente vai ser muito bom, porque é mais uma opção para o servidor, ainda que não seja para todos. Quando a gente vê uma associação consolidada trazendo uma opção de plano de saúde de autogestão, sem preços exorbitantes, é melhor, pois temos pessoas que não têm mais condições de arcar com os preços dos planos atuais”, afirmou. Com o convênio, será possível autorizar o desconto do plano diretamente na folha de pagamento do servidor.

“Para nós, hoje é um dia muito especial, pois estamos aqui assinando o convênio com a UFPE, já estamos atendendo aos professores, depois de muito planejamento e muito trabalho. E o próximo passo é analisar o perfil epidemiológico e traçar a estratégia de promoção à saúde e prevenção”, disse a diretora da Adufepe e integrante do Conselho Administrativo do Adufepe Saúde, professora Erlene Roberta.

O plano Adufepe Saúde tem CNPJ próprio. “O plano é separado da Adufepe, tem sua própria identidade e razão social. Então se entrar, na Adufepe, uma diretoria diferente, que não concorde com a continuidade do plano, ele continuará e nunca será prejudicado, pois ele é totalmente independente. Após muitos anos de estudo, a conclusão foi que a autogestão é o caminho”, esclareceu o professor Gorki Mariano, membro do Conselho Administrativo do Adufepe Saúde.

“Muito inteligente, da parte de vocês, separar a entidade do plano da Adufepe, para ficar mais à parte da política sindical. Até para dar maior estabilidade para quem vai tomar a decisão de se associar e ser um cooperado ou cooperada. Então, estão de parabéns. Desejamos que esse plano se consolide localmente, regionalmente e nacionalmente. As perspectivas são muito boas. E, após assinarmos, nos colocamos à disposição para trabalharmos junto aos nossos docentes, de maneira geral, para divulgar os tipos de planos”, celebrou o reitor Alfredo Gomes.

Data da última modificação: 14/12/2023, 15:22