UFPE assina contrato para serviço de transporte TáxiGov

O TáxiGov, serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal destinado ao deslocamento a trabalho com o uso de táxis, deve entrar em operação, este mês, no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O contrato com a KGA Desenvolvimento e Tecnologia Eirele foi assinado hoje (15) pelo reitor Alfredo Gomes e está em processo de assinatura pela empresa, com previsão para esta semana. A operação terá início na sequência.

A KGA foi escolhida por meio do pregão eletrônico nº 01/2021 do Ministério da Economia (ME) para implantação do TáxiGov PE. O valor total da contratação na UFPE é de R$ 278.400,00. “O valor é meramente estimativo, de forma que os pagamentos devidos à [empresa] contratada dependerão dos quantitativos de serviços efetivamente prestados”, explicou a pró-reitora de Gestão Administrativa da Universidade, Liliana Vieira. O contrato será válido por 12 meses, a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado por interesse das partes até o limite de 60 meses.

O TáxiGov tem como objetivo melhorar a oferta de serviços de transporte administrativo, além de buscar economia, transparência de gastos públicos e eficiência. Segundo Liliana Vieira, estima-se economia de 64% em média com gastos em transporte após a implantação do TáxiGov – para se ter uma ideia, em 2019, a Universidade gastou aproximadamente R$ 1,3 milhão com abastecimento e manutenção de veículos usados para transporte de servidores e colaboradores. Os recursos economizados poderão ser aplicados em ações de melhoria da UFPE, como infraestrutura e equipamentos.

A Universidade já está cadastrando os servidores e colaboradores aptos a usar o TáxiGov, que servirá para deslocamentos a trabalho, como reuniões, entrega de documentos, visitas técnicas, capacitação, entre outros. “Os servidores que serão potenciais usuários do serviço estão sendo indicados pelos gestores das unidades: chefe de Gabinete, pró-reitores, superintendentes, diretores de centro etc.”, afirmou Liliana Vieira. Não há um quantitativo pré-fixado.

A pessoa cadastrada deverá acionar o veículo por meio de aplicativo para smartphone ou pelo site do TáxiGov. A frota do TáxiGov atenderá a todos os órgãos que implantarem o sistema, abrangendo o Recife e região metropolitana.

SERVIÇO – O TáxiGov começou a ser implementado, em março de 2017, em Brasília. A partir de 2019, o modelo do Governo Federal foi expandido para outras localidades do Brasil, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Data da última modificação: 15/03/2021, 17:14