Notícias Notícias

Voltar

UFPE aprova quatro projetos em edital da Agência Nacional de Petróleo

Cada projeto aprovado recebe bolsas de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, de coordenador, de pesquisador visitante e de apoio técnico

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conseguiu aprovar quatro propostas no edital do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo para e Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis PRH-ANP (PRH) da Agência Nacional de Petróleo (ANP) PRH-ANP. A chamada pública 01/2018/PRH-ANP contemplou, ao todo, 55 propostas de cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado de instituições de ensino de todo o Brasil.

O PRH-ANP foi criado em março de 1999 com o objetivo de estimular as instituições de ensino a organizar e oferecer aos seus alunos especializações profissionais consideradas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo no Brasil. Essa edição do programa é financiada com os recursos aportados pelas petrolíferas, vinculados à obrigação de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Cada projeto aprovado receberá até oito bolsas de graduação, três de mestrado, uma de doutorado, uma de pós-doutorado, uma de coordenador, uma de pesquisador visitante, e uma de apoio técnico por ano. Os recursos devem começar a sem implantados já em abril, após as assinaturas dos convênios. Em seguida, as instituições de ensino vão conduzir os processos seletivos para concessão das bolsas.

“A UFPE concorreu com 147 propostas enviadas por universidades e instituições de excelência e com reconhecida experiência na área, como Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Reio de Janeiro (UFRJ), além de programas de pós-graduação de nível internacional, com conceitos 6 e 7. Então, para nós, foi uma grata surpresa sermos contemplados com quatro propostas”, explicou a professora Celmy Barbosa, coordenadora de um dos projetos aprovados. 

O professor Márcio Chagas, que também coordena um dos projetos contemplados, explica que a indústria de petróleo e gás está, novamente, a todo vapor no Brasil. “Esse cenário demanda a formação de recursos humanos específicos para assumir cargos técnicos. O resultado desse edital, com a universidade aprovando quatro propostas, credita, fortemente, a UFPE como polo de formação desses recursos, que vão fazer a diferença na alavancagem da indústria do petróleo”, afirmou. 

Confira as propostas aprovadas pela UFPE:

Engenharia do Processamento de Petróleo, Gás Natural, Produção de Biocombustíveis e Energias Renováveis 
Coordenadora: Celmy Barbosa (Departamento de Engenharia Química)

Gestão da Sustentabilidade da Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo em Ambientes Offshore
Coordenador: Marcio Chagas (Departamento de Engenharia de Produção)

Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás em Sistemas Petrolíferos e Análogos e Simulação de Reservatórios em Bacias Sedimentares do Nordeste
Coordenador: Mario Lima Filho (Departamento de Geologia)

Título Caracterização e Simulação de Reservatórios, Tecnologia de Energias Renováveis e Biotecnologia Ambiental
Coordenador: Antonio Antonino (Departamento de Energia Nuclear)