UFPE abre pré-inscrição para o Vestibular Indígena/UFPE 2023

Interessados devem preencher o formulário de intenção até o dia 31 deste mês

A UFPE, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, lançou o Edital nº 19/2023 para selecionar candidatos indígenas para o curso de graduação de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), modalidade presencial, por meio do Vestibular Indígena/UFPE 2023.2. Os interessados, que devem ter, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio, devem preencher o formulário de intenção de participação no processo seletivo que está disponível aqui, até o dia 31 deste mês.

A seleção dos candidatos às vagas será efetuada, exclusivamente, na comprovação dos documentos encaminhados pelo candidato no momento da inscrição e na análise do Memorial, Carta de Intenção e Histórico Escolar. O processo seletivo é destinado, preferencialmente, à formação de professores indígenas que estão em exercício em sala de aula ou na gestão das escolas indígenas pertencentes etnicamente a qualquer um dos povos indígenas do estado de Pernambuco.

São oferecidas 40 vagas, distribuídas conforme as etnias, sendo 15 para Linguagens, 15 para Ciências da Natureza e dez para Ciências Humanas. O candidato deve indicar a opção da área por ocasião da inscrição. Ficam garantidas quatro vagas para pessoas com deficiência, e que tenham cursado todo o Ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas.

As 40 vagas são ofertadas segundo a distribuição: Pankaiwká, duas vagas; Pankará Serrote dos Campos, duas vagas; Truká Orocó, duas vagas; Tuxá de Inajá, duas vagas; Xukuru de Cimbres, duas vagas; Atikum, três vagas; Fulni-ô, três vagas; Kambiwá, três vagas; Kapinawá, três vagas; Pankará Carnaubeira da Penha, três vagas; Pankararu Entre Serras, três vagas; Pankararu, três vagas; Pipipã, três vagas; Truká Cabrobó, três vagas; e Xukuru do Ororubá, três vagas.

Os aprovados no Vestibular Indígena/UFPE 2023 ingressarão no 2º semestre do ano letivo de 2023 desta Universidade, a ser iniciado no dia 23 de outubro.

ÚNICA ETAPA - O Vestibular Indígena/UFPE 2023 se dará em uma única etapa, classificatória, composta por Elaboração de Memorial, Carta de Intenções e notas nas disciplinas de Português e Matemática presentes no histórico escolar. Entende-se por Memorial um relato/descrição da vida do candidato, sua trajetória política e lutas sociais, além da sua vinculação com a Educação Escolar Indígena. Os Formulários do Memorial e da Carta de Intenção estão disponíveis na página da Prograd.

INSCRIÇÕES – Para confirmar sua participação no vestibular, o candidato seguirá duas etapas. A primeira é o preenchimento do Formulário de Intenção até o dia 31 deste mês. A inscrição será realizada na plataforma STI Docs no período de 5 a 11 de setembro, exclusivamente, para enviar os documentos digitalizados para análise e conferência, conforme orientação recebida por e-mail.

RESULTADO - A UFPE publicará, até o dia 29 de setembro, o resultado final do Vestibular Indígena UFPE 2023, na página da Prograd

MATRÍCULA - A matrícula dos classificados ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro. A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todas as disciplinas obrigatórias do primeiro período do curso de graduação.

Data da última modificação: 21/08/2023, 16:29