Trilhas da Democracia debate lutas e resistências no Ensino Superior público

O professor Roberto Leher é o convidado do programa de entrevistas apresentado pelo professor Marco Mondaini

A nova edição do programa Trilhas da Democracia, que vai ao ar a partir do próximo dia 27, entrevista o professor de Políticas Públicas em Educação e ex reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Roberto Leher. O entrevistador é o professor Marco Mondaini (UFPE).

Leher esteve à frente da UFRJ de 2015 a 2019, ou seja, teve a experiência de ser reitor da Universidade durante três governos – Dilma (PT), Temer (MDB) e Bolsonaro (atualmente sem partido) e, nessa perspectiva, o programa fará um panorama do Ensino Superior público em contextos políticos diferentes.

O episódio dessa semana levanta ainda o debate sobre um movimento que tem chamado a atenção e preocupado a comunidade acadêmica na UFPE, o processo de desfiliação da Associação de Docentes (Adufepe), do seu Sindicato Nacional, o Andes. O professor Roberto Leher, que já atuou como presidente do Andes, também fará uma análise sobre o que representa esse movimento, além de discutir a importância de um movimento sindical nacional no enfrentamento à extrema direita, na luta pela educação e na luta em defesa da democracia.

O Trilhas da Democracia é um programa que promove o debate acerca de direitos humanos e sociedade. É veiculado na Rádio Brasil de Fato na sexta-feira, às 13h, e no domingo, às 10h40. Também é possível acompanhar a transmissão pelo site da Rádio Brasil de Fato ou ainda, todo domingo, na TV 247 (17h), TV Pernambuco (19h) e TVT (21h30).

Data da última modificação: 26/11/2020, 16:25