Notícias Notícias

Voltar

Transplante renal é discutido em Reunião Científica no HC

Transplante Renal foi o tema central da Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE, realizada ontem (30). O encontro, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa, ocorreu no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade e contou com a presença de integrantes dos programas de residência da instituição. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O encontro foi mediado pelo médico nefrologista Guilherme Danzi, que é integrante da equipe de transplante renal do Serviço de Nefrologia e pela enfermeira do Ambulatório de Transplante Renal, Melissa Moura. Danzi abordou, em sua fala, temas como o panorama dos transplantes renais no Brasil e no mundo, os aspectos históricos relacionados ao procedimento, a legislação e os avanços relacionados à intervenção; mostrou quem seriam os pacientes elegíveis, ou seja, quem estaria apresentando o quadro em que o enxerto se faz necessário; e, por fim, apresentou elementos relacionados à técnica cirúrgica.

Melissa, por sua vez, trouxe um relato de sua experiência no Ambulatório de Transplantes e da parceria bem-sucedida entre o Serviço de Nefrologia do HC e os residentes dos diversos programas de residência da instituição para um qualificado atendimento global no pré-operatório e no pós-transplante.

Patrícia Madruga, chefe do Setor de Gestão do Ensino e Extensão, avaliou o evento de maneira positiva. “Foi muito importante tratarmos deste tema já que possuímos Programas de Residência Médica em Nefrologia, Urologia e Cirurgia Vascular, especialidades necessárias neste tipo de intervenção e pudemos ver que a proposta foi muito bem absorvida pelo grupo aqui presente. Além disso, nos preocupamos em trazer um olhar multiprofissional, com a presença de profissionais de áreas diferentes, algo que é essencial na formação dos residentes”, concluiu.

 

Data da última modificação: 31/08/2017, 13:20