Tomógrafo adquirido com recurso do Rehuf é inaugurado no HC-UFPE/Ebserh

Também foi assinada a Ordem de Serviço para reestruturação do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio

Dando mais um passo importante na modernização do parque tecnológico do Hospital das Clínicas da UFPE, foi inaugurado nessa quarta-feira (31), o novo tomógrafo adquirido com recurso do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Tanto o HC quanto o Programa são gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O investimento de mais de R$ 3 milhões, incluindo aparelho, projeto e adequação da estrutura, vai oportunizar melhorias dos serviços prestados à comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, houve a assinatura da Ordem de Serviço do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) do HC-UFPE. A obra terá recursos provenientes do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e de emenda parlamentar. O custo estimado é de R$ 19.796.705,03, já tendo sido liberado um valor inicial de R$ 5.000.718,61 por meio de emenda parlamentar.

Pontuando ser um dia importante para Ebserh e para a população de Pernambuco, a diretora de Atenção à Saúde da estatal, Lumena Castro, afirmou que estão disponibilizando um equipamento de ponta dentro do HC. E acrescentou ainda que tão importante quanto é o investimento para a reestruturação do prédio, fruto do Novo PAC. “Nós estamos com dois eventos importantes, já em janeiro, iniciando a execução do PAC, que o presidente Lula tem colocado para poder alavancar várias obras necessárias em todo o Brasil. O nosso hospital recebeu R$ 52 milhões dentro do PAC e hoje estamos assinando a ordem de serviço para a parte estrutural do prédio do hospital também. Uma grande conquista”, disse.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destacou que o investimento no novo equipamento, além de melhorar a assistência à saúde da população, também constitui uma base importante para o processo de pesquisa. “Nós precisamos aliar dentro da universidade o princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Para isso, é fundamental fazer uma recomposição do conjunto dos nossos equipamentos, modernizando para atender bem a população, o que reflete diretamente na boa formação dos futuros profissionais de saúde e na pesquisa”, frisou.

Já o superintendente do HC, Filipe Carrilho, ponderou que o novo tomógrafo veio dentro de uma nova visão de compra centralizada na Rede que trouxe um ganho muito maior para o patrimônio público, gerando maior economicidade. Quanto à assinatura da Ordem de Serviços, ele destacou que “é um marco no hospital, pois além dela estar dentro do PAC, ela tem um grande impacto, pois a unidade vai completar 45 anos em 2024. Estamos muito felizes porque estamos conseguindo avançar e conquistar muitas melhorias”, apontou.

Participaram da solenidade, também, o gerente de Atenção à Saúde, Hugo Melo; o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC, Murilo Rodrigues; gestores, funcionários e membros da comunidade acadêmica.

Novo tomógrafo
O aporte foi dividido da seguinte forma: Projetos de arquitetura e engenharia: R$ 27.258,90 (custeio); Adequações de infraestrutura física: R$ 903.727,47 (custeio); Tomógrafo computadorizado multislice de 64 canais/128 cortes: R$ 2.411.171,00 (capital). Com isso, o HC moderniza os serviços de diagnóstico e/ou tratamento, proporcionando maior segurança para os pacientes ambulatoriais e internados, além dos demais pacientes do estado de Pernambuco, atendidos via regulação com a Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente, o Serviço de Tomografia realiza cerca de 1 mil a 1,2 mil exames por mês e, com a substituição pelo novo aparelho, será garantida a perenidade desse número de atendimento, ficando menos sujeito a quebras e necessidade de manutenção periódica.
Assinatura da Ordem de Serviço do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI)

A obra contemplará a implantação do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico no Hospital das Clínicas da UFPE, em uma área de 65.428,58m². Inclui serviços de administração local da obra, demolições, arquitetura, instalações de prevenção e combate a incêndio, sistema de detecção de alarme e incêndio, instalações elétricas, instalações de automação e controle, remoção e colocação de forro, pintura, entre outros serviços. A obra será em todo o HC, com prazo de execução de 36 meses.

Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 05/02/2024, 10:43