Técnicos administrativos divulgam campanha para incluir reestruturação da carreira no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal

Técnicos administrativos das universidades e institutos federais de todo o país estão empenhados em colher votos para a proposta que reivindica a recomposição salarial e a reestruturação da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais (PCCTAE – Lei 11.091/2005) que está em votação na Plataforma Digital Brasil Participativo, com vistas à elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. A votação ocorre até o dia 14 deste mês. A proposta dos TAEs pode ser votada neste link. A votação é feita utilizando o login do Sou.Gov.

Os autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para apresentar suas ideias no 3° Fórum Interconselhos, a ocorrer em agosto desse ano, e estas cinco proposições mais votadas serão analisadas pelo governo e podem ser transformadas em projeto de lei e priorizadas pelo governo por serem iniciativas com respaldo popular.

Atualmente, a categoria é a que tem a menor remuneração do Executivo federal, com perdas salariais acumuladas em mais de 50%, apesar de ser uma das maiores carreiras do serviço público federal (cerca de 200 mil pessoas, entre ativos e aposentados) e lidar com uma questão estratégica para o país: a produção de conhecimento, ciência e tecnologia.

Servidores das universidades e de institutos federais e entidades sindicais representativas da categoria lutam pela ampliação da votação e para garantir que, nos próximos quatro anos, a educação superior e seus servidores sejam valorizados.

O reitor Alfredo Gomes apoia a proposta dos TAEs e orienta que todos votem na Plataforma Digital Brasil Participativo. “A história da universidade é construída também pela dedicação e trabalho dos técnicos e técnicas. Todos os dias, os TAEs contribuem para o desenvolvimento da educação, da ciência e na construção de um país autônomo e soberano. É fundamental a inclusão da reestruturação da carreira e recomposição salarial no PPA, representando não apenas valorização profissional, mas a garantia de dignidade ao trabalho e a defesa da educação e do serviço público. Vamos todos e todas fortalecer a mobilização e a participação na plataforma digital, nesse importante momento para retomada do crescimento de nosso país e definição de prioridades no planejamento governamental e investimentos públicos nas universidades e na sociedade”, afirma o reitor.

Data da última modificação: 07/07/2023, 14:43