Técnicas e técnicos da UFPE participam do 6º Seminário de Técnicos Administrativos em Educação

Técnicas e técnicos administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participaram do 6º Seminário do(a)s Técnico(a)s Administrativo(a)s em Educação (6º Staes) da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (Ufape). O evento, que aconteceu em Garanhuns, nos dias 27 e 28 de novembro, teve como tema “Expansão universitária e participação na gestão”. O objetivo foi promover o intercâmbio entre esses servidores públicos e refletir sobre o impacto de suas atividades na gestão das universidades. Participaram do seminário dez TAEs da UFPE, dentre eles, cinco com apresentação de trabalhos.

Adihélen Santos de Melo, mestranda em Gestão Pública (UFPE), lotada no Instituto Keizo Asami (ILika), apresentou o trabalho “Mapeamento dos processos de formalização de convênios, contratos acadêmicos, TEDs [Termos de Execução Descentralizada] e instrumentos congêneres da UFPE”, produzido em coautoria com a pró-reitora de Planejamento Orçamentário e Finanças (Proplan), Helen Gomes Frade.

Cynara Brito Mariz de Moraes, mestra em Políticas Públicas (UFPE), lotada na Gerência de Legislação e Controle de Processos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), apresentou os trabalhos “Servidor em situação prisional: uma abordagem normativa para a área de gestão de pessoas” e “O conflito de interesses: importância e abrangência na área de gestão de pessoas”, o segundo produzido em coautoria com a servidora Jamine Bruno de Oliveira. Mestra em Gestão Pública (UFPE), Jamine também apresentou um segundo trabalho, “Experiência de monitoramento e avaliação do planejamento na UFPE”. A técnica é lotada na Diretoria Estratégica de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag), órgão vinculado ao Gabinete do Reitor (GR).

Dayse Dutra Leite, mestranda em Gestão Pública (UFPE), também lotada na Deplag GR, apresentou o trabalho “A participação dos técnicos administrativos da Comissão Própria de Avaliação na construção do novo PDI/UFPE 2024-2028 [Plano de Desenvolvimento Institucional]”, produzido em coautoria com a técnica Cecília Nascimento Arruda, lotada no Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (Neap) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Kaline Mirele Silva Xavier, mestranda em Gestão Pública (UFPE), apresentou o trabalho “Inovação no serviço público: o caso de uma secretaria de graduação da Universidade Federal de Pernambuco”. Kaline é lotada na Coordenação da Graduação em Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Participaram como ouvintes os TAEs Débora Guimarães Figueredo, lotada no Mestrado em Música do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC); Felippe Augusto de Albuquerque Rodrigues, mestrando em Gestão Pública (UFPE), lotado na Coordenação de Gestão de Contratos da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest); Jessica Farias de Oliveira Souza, lotada no Programa de Pós-Graduação em Administração; José Fernando Batista dos Santos Júnior, mestrando em Gestão Pública (UFPE), lotado no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE; Rangel Messias da Cruz, mestrando em Gestão Pública (UFPE), lotado no Departamento de Engenharia Biomédica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

PROGRAMAÇÃO - O evento contou com palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e apresentação de trabalhos. Os trabalhos, submetidos em dois formatos (pesquisa e reflexão teórica ou relato de experiência), foram apresentados na modalidade comunicação oral, com apresentação de slides. Os debates giraram em torno de temas como perspectivas dos pró-reitores técnicos administrativos; colaboração coletiva no ambiente de trabalho; adoecimento do trabalhador, diagnóstico e alternativas; inteligência artificial com foco no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; e repercussões de universidades novas e consolidadas para o desenvolvimento regional.

Instagram do evento
@staesufape