Notícias Notícias

Voltar

Teatro e informação são aliados no combate à aids no HC

A performance foi encenada pelos integrantes do GTP+ Emerson Diniz e Ednaldo Brandão

Com um histórico de trabalhos em prol da conscientização em relação à aids e ao HIV, a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) colaborou com as ações deste na sexta-feira (1º), no Hospital das Clínicas da UFPE, promovendo apresentação teatral em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, na Portaria 4. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés Holanda / HC-UFPE

Pacientes, acompanhantes e funcionários são alvo da campanha

A performance foi encenada pelos integrantes do GTP+ Emerson Diniz e Ednaldo Brandão, que explicaram ao público sobre a prevenção à aids e demais doenças sexualmente transmissíveis, usando o humor para, por exemplo, abordar a importância dos preservativos e instruir sobre o uso.

Ednaldo explica que a ONG possui longa experiência em ações desse tipo. “Nosso objetivo é realmente focar na importância da prevenção, ajudando a difundir isso de uma maneira de fácil assimilação por parte dos usuários do hospital”, comentou. “Quando se trabalha com a promoção de saúde de forma lúdica nesses espaços de saúde pública, conseguimos atingir o público de forma mais eficaz”, completou Emerson.

Foto: Kelvyn Nunes / HC-UFPE

Atores explicaram ao público importância da prevenção

Além da apresentação, o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC contou com o apoio do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) para realização de outras ações, como orientações aos pacientes e acompanhantes sobre a doença e a importância da prevenção, testagem rápida e exibição de vídeos.

O autônomo Manuel Pereira, de 45 anos, fez o teste rápido, pegou cartilhas informativas e preservativos. “É muito importante a prevenção e ter a informação contra uma doença tão séria e perigosa”, contou. “A gente não escuta mais falar de aids e acha que está tudo bem, mas ainda tem muita gente pegando essa doença, principalmente os jovens”, disse a dona de casa Áurea Silva, de 53 anos, após a apresentação teatral.

Outras ações estão programadas, neste mês de dezembro, promovidas pelo Serviço de DIP com apoio do Sost. Na próxima quarta-feira (6), às 8h, haverá a palestra “HIV-aids: Atualize-se!”, ministrada pela infectologista do HC, Martha Iglis, na sala 1, do 3º andar (antigo curso médico). Os funcionários do HC são o público-alvo. Todos estes eventos fazem parte do cronograma de atividades do Dezembro Vermelho, mês de luta contra a aids.

Data da última modificação: 05/12/2017, 13:39