Notícias Notícias

Voltar

Startup incubada no Polo Tec da UFPE vence Prêmio Nacional do Turismo

A Biofábrica de Corais contribui com turismo regenerativo nos recifes de corais em Porto de Galinhas

Da assessoria da biofábrica

A Biofábrica de Corais, incubada no Polo Tecnológico e Criativo – Polo Tec da UFPE, na área de Biotecnologia, e que une ciência e inovação para promover a restauração dos recifes de corais na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), venceu a edição de 2023 do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”. A cerimônia, promovida pelo Ministério do Turismo, aconteceu no último sábado (16), em  Brasília (DF), e evidenciou ações e profissionais de destaque no segmento turístico nacional. Na ocasião, Rudã Fernandes, CEO da Biofábrica de Corais, recebeu o prêmio das mãos de Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.

Foto: Divulgação

Rudã Fernandes, CEO da Biofábrica de Corais, recebe o prêmio

A empresa atua com o turismo regenerativo, ao qual os visitantes participam de ações de conservação e restauração do meio ambiente durante a sua visita ao destino turístico. A lógica buscada pela startup é desenvolver uma engrenagem que possibilite acelerar a restauração dos corais, engajando a comunidade e os turistas. “As experiências foram construídas de forma a unir a ciência que praticamos no ecossistema recifal às melhores práticas do turismo regenerativo. Estamos focados em mostrar que é possível interagir com a natureza e voltar para casa deixando para trás uma contribuição efetiva para melhorar o ambiente que encontramos”, afirma Rudã Fernandes, engenheiro de pesca e CEO da Biofábrica de Corais.

O programa de turismo regenerativo da Biofábrica de Corais conta com a participação de turistas e dos parceiros operacionais Porto Point Mergulho, Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e Filipe Cadena. 

Ao todo, a startup já resgatou e cultivou mais de 6 mil corais que estavam tombados no assoalho marinho das piscinas naturais de Porto de Galinhas. Um dos objetivos deste trabalho é ajudar as colônias de corais enfermas a se recuperarem nos berçários e, assim, poderem ser transplantados para novas áreas, a fim de recolonizar o ambiente e contribuir para a conservação recifal.

Trata-se de uma experiência multidisciplinar que integra todas as áreas de atuação da Biofábrica de Corais, ligadas à transplantação de corais, com o turismo. “O programa de turismo regenerativo é uma ferramenta para educar múltiplas audiências em relação à importância dos corais, enquanto financia-se a regeneração da natureza. Dessa forma, os turistas têm a oportunidade de contribuir com os pesquisadores e com a comunidade local para salvar os corais ao mesmo tempo que dão escala às atividades dos pesquisadores”, explica Rudã. 

Recentemente, a iniciativa também foi homenageada na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” no Encontro do Turismo de Pernambuco que aconteceu no dia 15 deste mês, no Terminal Marítimo de Passageiros, em Recife, e que foi promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco e pela Empetur com objetivo de reconhecer e evidenciar iniciativas sustentáveis realizadas no estado de Pernambuco. 

PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO - Considerada a maior premiação do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo tem como propósito identificar, incentivar e compartilhar práticas bem-sucedidas no âmbito do turismo nacional. Ao reconhecer a relevância e a abrangência dessas práticas nos destinos brasileiros, bem como ao valorizar profissionais que se destacam de maneira criativa, inovadora e proativa, o prêmio visa impulsionar o desenvolvimento do turismo no país. 

A edição de 2023, intitulada “O Turismo Transformando Vidas”, celebra aqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento do turismo brasileiro, reconhecendo-o como um dos setores econômicos de maior potencial para a geração de empregos e renda no Brasil. Além disso, destaca-se o papel fundamental do turismo na promoção da inclusão social e na sustentabilidade ambiental. 

Mais do que um simples reconhecimento, a iniciativa busca disseminar e replicar as práticas premiadas em outros destinos brasileiros, visando a melhoria das condições turísticas em diferentes territórios. Acredita-se que esse reconhecimento não apenas homenageia os premiados, mas também incentiva o engajamento e a atuação contínua em prol do desenvolvimento do setor turístico no Brasil. 

Na edição deste ano, foram contempladas iniciativas excepcionais em dez categorias, e no que diz respeito aos profissionais, foram premiadas nove categorias, refletindo a diversidade e a qualidade das contribuições para o cenário turístico nacional.

Data da última modificação: 18/12/2023, 16:09